Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Érika tem 23 anos, mora com seus pais e está cursando a universidade no curso de educação física. De alguns meses para cá vem sendo investigada por causa de crises de hipertensão arterial, cefaleia e palpitações que surgem principalmente após exercícios físicos intensos. Após exames laboratoriais e de imagem, foi confirmado diagnóstico de feocromocitoma. Para chegar ao diagnóstico da doença de Érika você não deve solicitar o exame de:

A
estimulação com glucagon.
B
catecolaminas sanguíneas.
C
supressão com dexametasona.
D
ácido vanil mandélico urinário.
Um paciente dá entrada no pronto-socorro com história de febre e dor lombar. Após 3 dias de antibioticoterapia, a febre persiste, associada a queda do estado geral. Uma ultrassonografia evidencia a presença de hidronefrose leve e cálculo ureteral distal do lado esquerdo. Nesse caso, a conduta indicada deve ser:
Uma mulher de 70 anos, sem doença crônica, que tem acompanhamento clínico periódico e com capacidade funcional normal, vai ser submetida a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Considerando-se o risco cardiovascular, ela
Paciente feminino, quatro anos de idade, cursando com respiração oral de suplência noturna há 8 meses, roncos, apneia do sono, bruxismo, sono agitado e enurese noturna, apresentando ainda problemas de aprendizagem escolar, déficit de atenção, sonolência diurna e prurido nasal com espirros. Ao exame físico, observou-se deformidade facial com protusão da arcada dentária superior, palato ogival, amígdalas palatinas grau 1, cornetos nasais inferiores hipocorados e aumentados de tamanho, linha de Denie Morgan e sulco transversal nasal. Com base neste caso, é incorreto afirmar:
A criptorquidia pode estar relacionada às seguintes condições, exceto:
Compartilhar