Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Érika tem 23 anos, mora com seus pais e está cursando a universidade no curso de educação física. De alguns meses para cá vem sendo investigada por causa de crises de hipertensão arterial, cefaleia e palpitações que surgem principalmente após exercícios físicos intensos. Após exames laboratoriais e de imagem, foi confirmado diagnóstico de feocromocitoma. Para chegar ao diagnóstico da doença de Érika você não deve solicitar o exame de:

A
estimulação com glucagon.
B
catecolaminas sanguíneas.
C
supressão com dexametasona.
D
ácido vanil mandélico urinário.
Uma mulher de 37 anos, sem comorbidades, procura unidade de pronto atendimento relatando início súbito de forte dor em membro inferior direito. Exame físico revela taquicardia e palidez distal no joelho direito, com temperatura fria ao toque e ausência do pulso pedioso. Não há alterações ao exame do membro inferior esquerdo. Após fazer o diagnóstico de oclusão arterial aguda, qual dos exames abaixo deve ser solicitado para esclarecimento da causa desse evento?
Anemia normocrômica macrocítica com leucopenia, plaquetopenia e reticulócitos reduzidos na periferia associados à presença de parestesia de membros inferiores, deve ser tratada preferencialmente com:
Na febre Reumática, assinale a alternativa verdadeira:
São características da mielofibrose secundária ( mieloftise ), EXCETO:
Compartilhar