Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Escolar, 10 anos, relata febre e dores no joelho esquerdo há dois dias, com limitação da movimentação. Acrescenta que outras articulações também têm sido acometidas de forma assimétrica, como punhos e tornozelos. Ao exame, paciente hipoativo, hipocorado, taquipneico, taquicárdico (FC = 124 bpm). ACV:RCR em 2T com sopro sistólico 4+/6+ em foco mitral com irradiação para axila. AR = MVUA com estertores crepitantes em bases; abdome sem alterações. Joelho esquerdo hiperemiado, com aumento do volume articular e limitação da flexão. O diagnóstico mais provável é:

A
sepse.
B
artrite reumatoide idiopática.
C
lúpus eritematoso sistêmico.
D
febre reumática.
E
doença de KAWASAKI.
A poliarterite nodosa relaciona-se mais frequentemente com o vírus da hepatite:
A acatisia é um efeito colateral comumente associado ao uso de fármacos:
LAPA, 62anos, com hérnia inguinal direita encarcerada, foi submetido à inguinotomia com constatação de divertículo de Meckel estrangulado com necrose de alça segmentar. Assinale a alternativa correta:
RN pré-termo limítrofe, Apgar 9 no primeiro minuto de vida, desenvolve taquipneia nas primeiras 6 horas de vida. Ao exame, observa-se taquipneia, FR = 98 ipm, saturação de O2 98%, Rx de tórax com imagem de infiltração linear a partir dos hilos, com cisurite, silhueta cardíaca normal. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar