Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Escolar, 10 anos, relata febre e dores no joelho esquerdo há dois dias, com limitação da movimentação. Acrescenta que outras articulações também têm sido acometidas de forma assimétrica, como punhos e tornozelos. Ao exame, paciente hipoativo, hipocorado, taquipneico, taquicárdico (FC = 124 bpm). ACV:RCR em 2T com sopro sistólico 4+/6+ em foco mitral com irradiação para axila. AR = MVUA com estertores crepitantes em bases; abdome sem alterações. Joelho esquerdo hiperemiado, com aumento do volume articular e limitação da flexão. O diagnóstico mais provável é:

A
sepse.
B
artrite reumatoide idiopática.
C
lúpus eritematoso sistêmico.
D
febre reumática.
E
doença de KAWASAKI.
Em mulher de 57 anos, submetida à exame de rotina, foi encontrado um nódulo de tireoide com 8 mm. Em relação a este achado casual, assinalar a alternativa CORRETA:
A fase inicial do coma de um paciente caracterizou-se por abalos musculares, mordedura da língua, incontinência urinária e respiração laboriosa. Com base nestes achados, qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Criança com diarreia aguda, 15 vezes/dia, líquida, amarela, sem sangue ou pus, chegou na emergência pálida, enchimento capilar 5 segundos, pulso fraco, sonolência, taquicardia, taquipneia e sem urinar. Foram necessárias 3 etapas de expansão para a sua recuperação hemodinâmica e a eliminação da primeira diurese. Caso seja uma oligúria fisiológica podemos encontrar:
Dentre os fatores de risco para a pneumonia nosocomial, assinale qual o mais importante?
Compartilhar