Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Escolar, 10 anos, relata febre e dores no joelho esquerdo há dois dias, com limitação da movimentação. Acrescenta que outras articulações também têm sido acometidas de forma assimétrica, como punhos e tornozelos. Ao exame, paciente hipoativo, hipocorado, taquipneico, taquicárdico (FC = 124 bpm). ACV:RCR em 2T com sopro sistólico 4+/6+ em foco mitral com irradiação para axila. AR = MVUA com estertores crepitantes em bases; abdome sem alterações. Joelho esquerdo hiperemiado, com aumento do volume articular e limitação da flexão. O diagnóstico mais provável é:

A
sepse.
B
artrite reumatoide idiopática.
C
lúpus eritematoso sistêmico.
D
febre reumática.
E
doença de KAWASAKI.
Qual a importância da presença de dilatação do ducto de Wirsung em um paciente portador de pancreatite crônica com indicação de cirurgia devido a dor não controlada satisfatoriamente com tratamento clínico?
Homem, 20 anos, vítima de atropelamento, com fratura grave de pelve e choque grau IV, foi submetido à laparotomia exploradora (negativa) e fixação externa da bacia. Foi admitido na UTI 3 horas após o acidente, intubado, sedado e sob ventilação mecânica, apresentando PA 100 X 60, pulso 120 bpm, diurese 50 ml e abdome tenso, tendo recebido transfusão de 4 concentrados de hemácias e infusão de 3.000 ml de SF 0,9%. Tendo em vista uma provável síndrome compartimental abdominal, assinale a conduta MAIS adequada:
Paciente de 28 anos, nulípara, apresenta diagnóstico histopatológico de NIC lll, obtido através de biópsia colpodirigida. A melhor conduta a ser tomada é:
Qual dos sinais ou sintomas NÃO se relaciona à pré-eclâmpsia grave:
Compartilhar