Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Escolar, 7 anos, foi internado por pneumonia extensa em uso de penicilina cristalina 100.000 U/Kg/dia via intravenosa há 2 dias. Mantém febre alta. Apresentou piora do desconforto respiratório há um dia. Radiografia de admissão com grande velamento acometendo metade inferior do hemitórax direito. Radiografia de hoje com velamento total do mesmo hemitórax. A conduta adequada é:

A
Punção + drenagem torácica + ampliação do espectro da antibioticoterapia.
B
Toracoscopia + drenagem torácica + manutenção do esquema de antibioticoterapia.
C
Punção + esvaziamento do líquido pleural e drenagem, se tiver características de empiema + ampliação do espectro de antibioticoterapia.
D
Punção + esvaziamento do líquido pleural e drenagem se tiver características de empiema + manutenção da antibioticoterapia.
Qual o melhor parâmetro para avaliação da eficiência da reposição volêmica em um grande queimado?
Assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:
Homem de 40 anos com quadro agudo de dor súbita no epigástrio e irradiação para todo o abdome há seis horas, vômitos claros no início e parada da eliminação de gases. No exame físico, com contratura abdominal e com sinais de irritação peritoneal em todo o abdome. O exame complementar inicial a ser realizado será:
Compartilhar