Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Escolar, 7 anos, foi internado por pneumonia extensa em uso de penicilina cristalina 100.000 U/Kg/dia via intravenosa há 2 dias. Mantém febre alta. Apresentou piora do desconforto respiratório há um dia. Radiografia de admissão com grande velamento acometendo metade inferior do hemitórax direito. Radiografia de hoje com velamento total do mesmo hemitórax. A conduta adequada é:

A
Punção + drenagem torácica + ampliação do espectro da antibioticoterapia.
B
Toracoscopia + drenagem torácica + manutenção do esquema de antibioticoterapia.
C
Punção + esvaziamento do líquido pleural e drenagem, se tiver características de empiema + ampliação do espectro de antibioticoterapia.
D
Punção + esvaziamento do líquido pleural e drenagem se tiver características de empiema + manutenção da antibioticoterapia.
Quanto ao tratamento da colelitíase assintomática, é CORRETO afirmar que:
Um recém-nascido a termo, raça negra, Apgar de 9 e 10, apresenta, ao exame físico inicial, máculas hiperpigmentadas e pústulas em face e tronco. Não há relato de intercorrências durante a gestação, o parto foi vaginal e a bolsa rompeu 1h antes do parto. O RN encontra-se ativo e apresenta boa sucção. A hipótese mais provável é:
Cicatrizes hipertróficas e queloides são processos anormais de cicatrização caracterizados por alterações: Qual a melhor resposta?
No tratamento conservador do queloide, está indicado:
Compartilhar