Escolar de 11 anos foi encaminhado ao ambulatório de Pediatria por queixar-se de baixa estatura. O menino relatou que, por ser o menor da classe, vem sofrendo buling. A estatura atual situa-se abaixo do percentil 5, seu peso é adequado para a estatura e, pela classificação de Tanner, encontra-se em G1P1. No último ano, o paciente cresceu 5 cm e não apresentou problemas de saúde. Radiografia de idade óssea recente revela idade compatível com 8 anos e 6 meses. O pai mede 1,74 m e a mãe, 1,62 m. Com base nestes dados, qual o diagnóstico mais provável?
A
Baixa estatura constitucional.
B
Baixa estatura familiar.
C
Deficiência de hormônio de crescimento.
D
Estatura adequada para a idade com biótipo brevilíneo.
E
Desnutrição pregressa.
Outras questões
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. Os sinais mais precoces de sindrome compartimental são o déficit motor e o desaparecimento do pulso distal.
Um paciente com 19 anos de idade, trabalhador rural, procurou assistência médica ambulatorial em virtude de apresentar, há 3 dias, quadro clínico caracterizado por intenso prurido em todo o corpo, mais intenso à noite. O exame físico mostrou a presença de vesículas e pápulas nas regiões interdigitais, periumbilical, pubiana e no pênis. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue o item seguinte. O período mais provável de transmissão dessa doença ocorre nos dois dias que antecedem às manifestações clínicas até o segundo dia de sintomatologia.
Nesta questão é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente de 5 anos de idade deu entrada no pronto-socorro. A mãe referiu que a filha apresenta emagrecimento nos últimos dois meses, poliúria, polidipsia e polifagia. Hoje, teve queda do estado geral, com sonolência excessiva. No exame físico, a paciente encontrava-se magra, desidratada ++/4 e com respiração acidótica (Kussmaul). Os exames laboratoriais apresentam glicemia de 512 mg/dL, acidose metabólica (pH 7,2 e bicarbonato - 12 mEq/L), cetonúria positiva (+++) e potássio de 4,5 mEq/L. A principal suspeita diagnóstica foi de diabetes melito, e os quadros clínico e laboratorial foram compatíveis com cetoacidose diabética. Nessa situação, a terapêutica mais indicada é hidratação rápida, insulinoterapia em doses baixas e oferta precoce de potássio.
Considerando as várias afecções que podem acometer a região anorretal, julgue o item a seguir. A hemorroidectomia, seja com técnica aberta ou fechada, impõe-se na doença hemorroidária de segundo grau, com sangramento, que não responde ao tratamento clínico com medidas higiênico-dietéticas, banhos de assento em água morna e pomadas anestésicas.