Escolar de 12 anos inicia com quadro de mal-estar, tosse seca, dor de garganta, cefaleia e febre. Duas semanas após, procura o médico por agravamento da tosse que é persistente, muito intensa, em paroxismos, com escarro mucoide. Ao exame físico, auscultam-se alguns roncos nas bases. O exame radiológico de tórax mostra broncopneumonia intersticial. O agente mais provável para esse quadro é:
A
Staphylococcus aureus.
B
Haemophilus influenzae.
C
Mycoplasma pneumoniae.
D
Pseudomonas aeruginosa.
E
Streptococcus pneumoniae.
Outras questões
Avaliem as afirmativas a seguir, acerca de cetoacidose diabética e coma hiperosmolar. I. O coma hiperosmolar só ocorre quando a osmoralidade efetiva excede 340 mOsm/L. II. Os anions não mensuráveis que constituem “ânion gap” normal incluem albumina e outras proteínas circulantes, sulfato, fosfato, e uma variedade de ácidos orgânicos. III. A resposta compensatória normal à acidose metabólica é a hiperventilação, e a diminuição apropriada da Pco2 pode ser determinada pela equação de WINTER: Pco2 = ([3,5] x [HCO3]) + 8. Assinale a resposta:
Como método de avaliação da vitalidade fetal, pode-se afirmar que na cardiotocografia o principal achado em fetos normais e próximo do termo é:
Paciente 71 anos, sexo masculino com dor epigástrica, saciedade precoce e fadiga há seis meses. Apresentou quadro de abdômen agudo. Durante laparotomia, foram achadas perfuração gástrica e poli-linfoadenomegalia retroperitoneal. No exame de congelação, tratava-se de linfoma gástrico tipo MALT. Sobre a questão é correto afirmar:
A recomendação de tratamento da insuficiência cardíaca depende do seu estágio evolutivo. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os medicamentos com o estágio evolutivo dessa doença.