Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Escolar de 7 anos de idade, sexo masculino, com história de há 3 semanas apresentar piodermite, é atendido em uma emergência por apresentar edema nos pés e região pré-tibial, oligúria e hematúria macroscópica. Ao exame constatou-se hipertensão arterial. Diante do quadro a opção que melhor correlaciona diagnóstico com resultado laboratorial é:

A
Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica e dosagem sérica C3 elevada
B
Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica e dosagem sérica de colesterol elevada
C
Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica e dosagem sérica C3 baixa
D
Síndrome nefrótica e dosagem sérica de C3 baixa
E
Síndrome nefrótica e resultado do EAS apresentando cilindros hemáticos
Criança com 2 anos é trazida ao pronto-socorro pela mãe em estado torporoso, sudoreico e com salivação intensa. Mãe informa que o início dos sintomas foi agudo e observou quando retornou do banho já que a criança brincava na cozinha. Ao exame observa-se miose e bradicardia. A conduta mais adequada e provável diagnostico são:
Mãe refere que menor de 8 anos apresenta queixa de massa cervical em linha média que modifica ao colocar a língua para fora e que piora ao apresentar infecção de vias aéreas superiores. Nesse caso, qual o provável diagnóstico?
Paciente adulto jovem (19 anos) com lesão de consistência amolecida, com 7 cm de diâmetro, localizada no nível III à esquerda, anterior ao músculo Esternocleidomastoideo, indolor à palpação e que à PAAF veio com o detalhe de lesão cística com presença de cristais de colesterol. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Qual condição abaixo não está associada à úlcera venosa?
Compartilhar