Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Escolar de 7 anos de idade, sexo masculino, com história de há 3 semanas apresentar piodermite, é atendido em uma emergência por apresentar edema nos pés e região pré-tibial, oligúria e hematúria macroscópica. Ao exame constatou-se hipertensão arterial. Diante do quadro a opção que melhor correlaciona diagnóstico com resultado laboratorial é:

A
Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica e dosagem sérica C3 elevada
B
Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica e dosagem sérica de colesterol elevada
C
Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica e dosagem sérica C3 baixa
D
Síndrome nefrótica e dosagem sérica de C3 baixa
E
Síndrome nefrótica e resultado do EAS apresentando cilindros hemáticos
Com relação às hérnias inguinais, assinale a resposta CERTA:
Homem, 78 anos, acamado de longa data, chega ao atendimento com úlcera por pressão em região glútea, de 4 cm de diâmetro e exposição de músculo. Nota-se também que a mesma não apresenta sinais de infecção ou necrose, porém, apresenta secreção abundante, sem odor. Qual é o tratamento mais indicado?
Paciente sofreu ferimento por arma de fogo em hemitórax direito, abaixo do mamilo. Apresenta dispneia, cianose e palidez, com PA = 80/40mmHg e FC =142 bpm. RX de tórax mostra nível líquido e pneumotórax (provável hemopneumotórax) à direita e alargamento mediastinal com presença de projétil em hemitórax esquerdo. Qual a conduta adequada?
Um menino de 15 meses de idade é trazido ao Pronto Atendimento por uma crise tônico-clônica generalizada de 8 minutos de duração. Na chegada ao hospital, a crise já havia cessado espontaneamente. Os pais contam que, imediatamente antes da convulsão, estava bem e não haviam observado febre. No exame inicial, a temperatura era de 39°C. Passados 15 minutos do término da convulsão, a consciência foi recuperada completamente e o exame revelou apenas infecção viral das vias aéreas. Qual das seguintes alternativas é a mais correta?
Compartilhar