Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Nefrologia

Reumatologia

Doenças Respiratórias

Escolar de 7 anos é atendido com lesões purpúricas palpáveis em ambas as pernas, coxas e nádegas, febre baixa, dor abdominal, edema de mãos e pés. É uma criança atópica, apresenta com frequência crises de rinite alérgica. Refere faringoamigdalite há cerca de duas semanas. No hemograma, discreta leucocitose, plaquetas normais. Baseada nos dados informados, qual a principal hipótese diagnóstica?

A
Meningite meningocócica.
B
Púrpura de Henoch-Schönlein.
C
Infecção pelo vírus Cocksackie.
D
Púrpura trombocitopênica idiopática.
E
Urticária.
Tercigesta, 26 anos, primeira gestação com pré-eclâmpsia leve, trabalho de parto prolongado e macrossomia fetal. Na 26ª semana da gestação atual, apresentou glicemia de jejum = 98 mg/dl. Foi feito teste de sobrecarga com 75 g de glicose, que revelou glicemia de 208 mg/dl após 2 horas. Trata-se de um caso de:
O câncer cervical (uterino) invasivo é considerado evitável, porque possui um longo estado pré-invasivo, existem programas de rastreio com citologia cervical, e o tratamento das lesões pré-invasivas é efetivo. Quanto ao câncer cervical:
Homem, 32 anos, em bom estado geral, apresenta obstrução da via biliar, para a qual é solicitada CPER. Quais bactérias devem ser profilaticamente cobertas e qual o antibiótico de escolha?
Homem, 68 anos, com insuficiência cardíaca compensada e DPOC, apresenta quadro abdominal agudo compatível com síndrome perfurativa. Na cirurgia, é encontrada peritonite fecal difusa secundária à diverticulite aguda de sigmoide. Em relação ao uso de antibióticos, são feitas as seguintes assertivas. I. É imprescindível a coleta de secreção peritonial para orientar a terapêutica medicamentosa. II. A flora a ser coberta pelos antibióticos é a aeróbia gram-negativa e anaeróbia. III. A utilização de aminoglicosídeos é a melhor opção terapêutica para cobrir a flora gram-negativa. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar