Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Nefrologia

Reumatologia

Doenças Respiratórias

Escolar de 7 anos é atendido com lesões purpúricas palpáveis em ambas as pernas, coxas e nádegas, febre baixa, dor abdominal, edema de mãos e pés. É uma criança atópica, apresenta com frequência crises de rinite alérgica. Refere faringoamigdalite há cerca de duas semanas. No hemograma, discreta leucocitose, plaquetas normais. Baseada nos dados informados, qual a principal hipótese diagnóstica?

A
Meningite meningocócica.
B
Púrpura de Henoch-Schönlein.
C
Infecção pelo vírus Cocksackie.
D
Púrpura trombocitopênica idiopática.
E
Urticária.
MRS, 28 anos, com 28 e 5/7 semanas de gestação, procura Unidade Básica de Saúde, onde faz pré-natal informando que seu parceiro está com sífilis. O obstetra solicita para a paciente VDRL (Venereal Disiases Research Laboratory) e FTA-Abs (Fluorescent Treponemal Antibody - Absorption), que vieram positivos. Por apresentar alergia documentada a penicilina gestante foi tratada com estearato de eritromicina por 15 dias. Tanto o parceiro como a paciente fizeram seguimento sorológico mantendo, após tratamento, VDRLs negativos. Com 38 e 3/7 semanas, paciente entra em trabalho de parto de dá a luz, por via de parto normal a recém-nascido pesando 3.740g, com Apgar 9 e 9, sem nenhuma alteração ao exame físico. Qual a conduta diante desse recém-nascido?
Uma bactéria (sp) pode se tornar resistente à cefalosporina por alterações bioquímicas, como:
No manejo dos sintomas de dor num paciente masculino, de 71 anos, com angina estável crônica, é correto afirmar:
Em quadro clínico de colestase com colúria, acolia fecal, prurido e aumento de Gama GT e FA, quais das doenças apresentam colestase intra-hepática?
Compartilhar