Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Escolar de 8 anos, apresentando quadro sugestivo de GNDA pós estreptocócica, na quarta semana de doença ainda mantém hipertensão arterial e hematúria macroscópica. Exames complementares: Proteinúria 70 mg/Kg/dia; ureia 90 mg/dl; creatinina 3,7 mg/dl; ultrassonografia de vias urinária, rins aumentados de volume, sem perda da relação corticomedular. Neste caso indica-se:

A
Restrição hídrica rigorosa e dieta hipoproteica;
B
Plasmaférese e pulsoterapia ciclofosfamida;
C
Biópsia renal e pulsoterapia com metilprednisolona;
D
Diuréticos de alça e inibidores da enzima conversora;
E
Corticoide e ciclofosfamida por via oral;
Assinale a alternativa que NÃO está associada com aumento do risco de acidente vascular cerebral em pacientes com fibrilação atrial.
Mulher, 57 anos, observou aumento de volume da região cervical anterior há 6 meses. No exame físico foi palpado, em região do lobo direito da tireoide, um nódulo de 2x3 cm, de consistência fibroelástica, indolor, não aderido aos planos profundos. Exame laboratorial: TSH = 1,0 mUI/L (normal = 0,4–4,0). Com relação à abordagem dos nódulos tireoideanos, assinale a alternativa INCORRETA.
São causas de baqueteamento digital, EXCETO:
Paciente de 38 anos, masculino, portador de hepatite C apresenta há 6 semanas lesões papulares eritematovioláceas em tornozelos e punhos e lesões reticulares esbranquiçadas em mucosa jugal e lábios. Refere prurido intenso e aparecimento de lesões lineares em áreas de escoriação. Ao exame, é possível perceber linhas esbranquiçadas reticuladas no topo das pápulas. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar