Questões na prática

Dermatologia

Escolar de 8 anos de idade, sexo masculino, é atendido devido à lesão de pele, principalmente em áreas de cotovelos, joelhos e couro cabeludo, de caráter recorrente. Ao exame da pele observa-se lesões simétricas em áreas de extensão dos membros e couro cabeludo de contornos nítidos, base eritematosa, recobertas por descamação seca branco-prateada. Diante destes dados, qual o provável diagnóstico?

A
Eczema atópico.
B
Dermatite seborreica.
C
Psoríase.
D
Estrófulo.
E
Eczema de contato.
A leptospirose é uma infecção causada por um micro-organismo do gênero leptospira, que infecta o homem através do contato direto com a urina e/ou tecidos infectados de animais. A apresentação clínica mais frequente da leptospirose é a:
Os micro-organismos isolados com maior frequência nos casos de diarreia aguda na população frequentadora de creche, são:
Quanto à cirurgia laparoscópica durante a gravidez, é possível afirmar:
Em 1988 morre o famoso cartunista Henfil, contaminado pelo vírus da aids em transfusões sanguíneas necessárias ao controle da hemofilia. Somente após 13 anos, em 2001, foi aprovada a “Lei Betinho” que normatiza o controle do sangue em nosso país. Esta lei define, entre outras, a obrigatoriedade da triagem clínica de doadores. Uma vez coletado o sangue do doador, a etapa seguinte se fundamenta na triagem laboratorial com o objetivo de identificar doenças potencialmente transmissíveis. Das enfermidades avaliadas através destes testes de triagem, aquela que apresenta o maior período de janela imunológica é:
Compartilhar