Escolar de 8 anos de idade é levado ao pronto-socorro com queixa de 24 horas de febre, cefaleia e vômitos. Ao exame físico observa-se sonolência e presença de rigidez de nuca. Liquor evidenciando 380 leucócitos, com 70% de polimorfonucleares, glicose de 22 mg/dl e proteínas de 65 mg/dl. Quais os agentes etiológicos prováveis para o caso?
A
Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae B
B
Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae
C
Streptococcus agalactiae e Haemophilus influenzae B
D
Staphylococcus aureus e Neisseria meningitidis
E
Streptococcus pneumoniae e Staphylococcus aureus
Outras questões
Mãe refere que seu filho de 10 meses está com um desvio do olho direito para dentro nas últimas semanas, e mostra uma foto dele onde nota-se o brilho do olho direito parecendo um "olho de gato". Qual a conduta mais apropriada?
A causa mais comum de sangramentos em crianças é:
Paciente, sexo feminino, 58 anos, pele negra, fumante, sobrepeso, com histórico de vertigem posicional benigna, apresenta-se ao Pronto Socorro referindo "tontura", perda de sentido espacial, zumbido, perda auditiva leve e dores na região os ouvidos, pescoço e laringe. Refere outros episódios como o de hoje, mas nunca com essa intensidade. Abandonou o tratamento medicamentoso ministrado anteriormente por falta de recursos. No exame neurológico, o limiar para condução aérea e óssea da vibração de 256 Hz de um diapasão está aumentado no lado esquerdo. O diagnóstico mais provável é:
No exame oftalmológico pelo pediatra verificou-se a presença de um folículo elevado no limbo, cercado por intensa hiperemia conjuntival. A causa dessa doença é frequentemente associada com blefaroconjuntivite crônica estafilocócica. O diagnóstico provável é: