Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Escolar de 8 anos de idade é levado ao pronto-socorro com queixa de 24 horas de febre, cefaleia e vômitos. Ao exame físico observa-se sonolência e presença de rigidez de nuca. Liquor evidenciando 380 leucócitos, com 70% de polimorfonucleares, glicose de 22 mg/dl e proteínas de 65 mg/dl. Quais os agentes etiológicos prováveis para o caso?

A
Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae B
B
Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae
C
Streptococcus agalactiae e Haemophilus influenzae B
D
Staphylococcus aureus e Neisseria meningitidis
E
Streptococcus pneumoniae e Staphylococcus aureus
Litíase renal é uma doença frequentemente diagnosticada em Unidades de Pronto Atendimento, com recorrência de aproximadamente 50% dos pacientes se não forem submetidos a nenhum tipo de tratamento. A dor associada a cálculo ureteral é resultado de: ( Glenn S. Gerber and Charles B. Brendler. Evaluation of urologic patient: History, Physical Examination and Urinalysis. Campbell Walsh Elsevier 2012. )
Um paciente idoso, 80 anos, submetido a prostatectomia radical, no terceiro dia de pós-operatório apresenta quadro de anorexia, náuseas, letargia e confusão mental. Considerando o caso descrito, o diagnóstico MAIS provável é de:
Com relação à fisiologia palpebral, assinale a alternativa correta:
O ultrassom realizado à beira do leito fornece uma nova oportunidade de melhora na prárica médica convencional. Na prática pediátrica sua aplicação:
Compartilhar