Questões na prática

Dermatologia

Dermatologia

Escolar de 8 anos de idade, sexo masculino, é atendido devido à lesão de pele, principalmente em áreas de cotovelos, joelhos e couro cabeludo, de caráter recorrente. Ao exame da pele observa-se lesões simétricas em áreas de extensão dos membros e couro cabeludo de contornos nítidos, base eritematosa, recobertas por descamação seca branco-prateada. Diante destes dados, qual o provável diagnóstico?

A
Eczema atópico.
B
Dermatite seborreica.
C
Psoríase.
D
Estrófulo.
E
Eczema de contato.
O médico que trabalha em Atenção Primária tem um papel vital na prevenção dos estágios terminais da insuficiência renal crônica quando:
Os tumores benignos do fígado são frequentemente assintomáticos. O tumor que apresenta MAIOR INCIDÊNCIA de sintomas é:
As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. A litotripsia por ondas de choque extracorpóreas (LOCE) associada ao uso de sais biliares (como o ácido quenodesoxicólico) representa a estratégia terapêutica de primeira escolha para o tratamento de pacientes sintomáticos com diagnóstico de calculose biliar, segundo as mais atuais evidências científicas.
Paciente de 54 anos realizou mamografia que evidenciou imagem nodular espiculada densa, que na USG é irregular, hipoecogênica, com diâmetro AP > T, com sombra. Fez core biopsia, cujo resultado foi “Alterações fibrocísticas da mama”. O radiologista colocou no laudo com “imagem altamente suspeita”. Qual o próximo passo propedêutico?
Compartilhar