Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Escolar de 8 anos de idade, após rash grosseiro e pruriginoso, apresenta edema abrupto, hipertensão arterial, dispneia, oligúria, hematúria macroscópica e proteinúria discreta. Os exames mais importantes para o diagnóstico e acompanhamento do prognóstico seriam:

A
sumário de urina e antiestreptolisina.
B
sumário de urina e complemento C3.
C
dosagem de proteínas e lipídeos séricos.
D
proteinúria de 24 horas e eletroforese de proteínas.
E
antiestreptolisina O e complemento C3.
Em pacientes portadores de HIV e que apresentam síndrome nefrótica, a lesão mais frequentemente encontrada, à microscopia de luz, é:
São classificadas, pela OMS, como muito baixo peso ao nascer as crianças que nascem com peso inferior a:
As anemias são classificadas pela sua causa e pelo tamanho da célula vermelha. Sobre esse assunto, responda o correto.
Paciente feminina, 18 anos, é levada à consulta por apresentar, há mais ou menos seis semanas, dor nos joelhos e tornozelos, edema em ambas as mãos e febre intermitente com perda de peso. Exceto pelo edema nas mãos, o exame físico é normal. Três anos antes dessa consulta, apresentou trombocitopenia, tendo sido feito, à época, o diagnóstico de púrpura trombocitopênica idiopática. Depois de ter recebido esse diagnóstico, num verão, desenvolveu lesões na pele, após exposição solar e, em outra ocasião, apresentou feridas na boca. Atualmente, tem hematócrito de 25% com teste de Coombs positivo e exame de urina com múltiplas hemácias. De posse desses dados, conclui-se que o diagnóstico mais provável é:
Compartilhar