Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Escolar de 8 anos, há 3 dias atendido com quadro de dengue retorna ao posto. É diagnosticado dengue hemorrágica/síndrome de choque da dengue, sendo encaminhado para internação hospitalar. Os achados clínico laboratoriais que sugerem esse diagnóstico são:

A
hepatomegalia dolorosa, leucopenia, plaquetopenia e hemodiluição.
B
vômitos em grande quantidade, leucocitose, plaquetose e hemoconcentração.
C
dor abdominal, leucopenia, plaquetopenia e hemoconcentração.
D
náuseas, vômitos, leucocitose, plaquetopenia e anemia.
E
prurido, leucopenia, anemia e hemoconcentração.
Quanto às neoplasias cutâneas em geral, assinalar a alternativa CORRETA.
Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. O aumento da resposta muscular com a estimulação repetitiva do nervo é característica da miastenia gravis. II. Lesão degenerativa de disco lombar mais frequentemente ocorre no nível L3-L4. III. A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por paroxismos de intensa dor na face, com duração usual de 10 a 15 minutos. IV. Diante do seguinte quadro: cinco ataques de cefaleia unilateral, pulsátil, com intensidade de moderada para grave, que piora com atividade física e dura entre 4 a 72 horas, com náusea, ou vômito, ou fotofobia, faz-se o diagnóstico de migrânea sem aura. V. As alterações cognitivas dos pacientes com doença de Alzheimer tendem a seguir um padrão característico, começando com comprometimento da memória recente, que se estende para a linguagem e déficits visuoespaciais, mas, em 20% dos casos, na apresentação, não há comprometimento de memória, e sim dificuldade para encontrar as palavras e dificuldade de organização.
Paciente de 30 anos, com história súbita de febre, fadiga, anorexia, perda de peso, dispneia, poliartralgia, lacrimejamento e fotofobia. O exame físico mostra placas e nódulos profundos e dolorosos à palpação em membros inferiores, linfoadenomegalias cervical, axilares e inguinais. A dosagem de ECA está elevada. Seu RX de tórax revela adenopatia hilar bilateral. A suspeita diagnóstica é de:
Assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar