Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Escolar de 9 anos apresenta tosse produtiva há 4 semanas. Refere ter apresentado astenia, febre baixa e coriza nos primeiros 2 dias. Evoluiu com otalgia no terceiro dia e foi medicado com Amoxicilina por 7 dias com melhora, porém a tosse persistiu e se tornou coqueluchoide. Nega febre, coriza nas últimas semanas. Ao exame: BEG, corado, eupneico, afebril, com roncos e ESC em bases. RX de tórax com padrão broncopneumonico na base D. O provável agente etiológico e tratamento são:

A
Pneumococo - Penicilina Procaína
B
Pneumococo - Amoxicilina
C
Haemophilus influenzae tipo B - Ceftriaxona
D
Micoplasma pneumoniae - Eritromicina
E
Estafilococo - Oxacilina
Com base nos conhecimentos sobre rinossinusites, considere as afirmativas a seguir. I. Define-se a rinossinusite aguda como condição presente por até 4 semanas, com resolução completa após o tratamento. II. A rinossinusite crônica refere-se a processos inflamatórios da mucosa nasossinusal com persistência dos sinais e sintomas acima de 12 semanas. III. A cefaleia e a halitose são considerados fatores preditivos maiores que sugerem o diagnóstico de rinossinusite aguda. IV. No tratamento da rinossinusite crônica, deve-se levar em consideração o percentual de anaeróbios na escolha do antibiótico. Assinale a alternativa correta.
A cirurgia descrita por Sistrunk, em 1928, é realizada para o tratamento de:
Uma mulher com vida sexual ativa, sem parceiro fixo, apresenta linfadenomegalia inguinal dolorosa, com gânglio infartado à direita, com supuração e fistulização por orifícios múltiplos. Ela conta que tudo começou como uma pápula que evoluiu para uma ferida alguns dias antes de apresentar aumento de gânglio doloroso na região inguinal. A doença, seu agente etiológico e tratamento apropriado são, respectivamente:
Sobre as manifestações extra-articulares da Artrite Reumatoide (AR), marque o correto:
Compartilhar