Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Escolar de nove anos é levada a atendimento médico. Vem apresentando, há cerca de três semanas, dor de garganta, febre alta e prostração, tendo sido tratada apenas com antitérmicos. Há uma semana apresentou quadro de artrite de caráter migratório, acometendo tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. Há 48 horas iniciou o uso de ácido acetilsalicílico e hoje se encontra assintomática do ponto de vista articular, retornando à consulta porque surgiram caroços no corpo. Ao exame físico: articulações normais, ausculta cardíaca normal, nódulos indolores e móveis em algumas proeminências ósseas e topografia de alguns tendões. Exames laboratoriais: discreta leucocitose, plaquetas e série vermelha de valores normais; VHS: 50 mm na primeira hora; antiestreptolisina O(ASO):1250 U Todd. Entre os dados descritos, aquele que alerta para possível evolução para cardite é:

A
presença de nódulos.
B
ASO.
C
idade.
D
VHS.
E
hemograma.
Um recém-nascido a termo, raça negra, Apgar de 9 e 10, apresenta, ao exame físico inicial, máculas hiperpigmentadas e pústulas em face e tronco. Não há relato de intercorrências durante a gestação, o parto foi vaginal e a bolsa rompeu 1h antes do parto. O RN encontra-se ativo e apresenta boa sucção. A hipótese mais provável é:
Com relação à retinopatia diabética, pode-se afirmar que:
Lactente de 8 meses é levada ao Pronto Socorro devido quadro de irritabilidade e febre alta há 3 dias. A mãe informa que, há cerca de uma semana, o lactente parece resfriado e houve piora significativa nos últimos dias. O exame físico revela abaulamento de membrana timpânica a esquerda e tumefação dolorosa retroauricular homolateral. A conduta neste caso é:
Um carteiro de 60 anos foi atendido com dor em torno do quadril esquerdo, que dificultava a deambulação e o fazia faltar ao trabalho há vários dias. No exame osteoarticular, o médico observou piora importante da dor à abdução da coxa. Tal manifestação indica, como mais provável, a hipótese de:
Compartilhar