Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Nefrologia

Pediatria Geral

Escolar de oito anos de idade portador de Diabetes Mellitus tipo I, foi atendida no pronto-socorro com glicemia de 508 mg/dL, pH sérico = 7,24, HCO3 = 14 mEq/L, cetonúria ++ e desidratação moderada. Assinale a alternativa correta.

A
Administração de insulina IM é prioridade para a prevenção das complicações neurológicas.
B
A administração de soro é tão importante quanto a administração de insulina.
C
Administração de soro glicofisiológico é necessária no primeiro momento para correção do estado hiperosmolar.
D
Correção da acidose metabólica deve ser realizada com bicarbonato de sódio a 8,4% concomitantemente à hidratação IV.
E
Administração de insulina IV contínua e a correção da acidose metabólica com bicarbonato de sódio a 8,4% devem ser prioridade.
O acretismo placentário é mais frequente em:
Mariana tem 8 meses de idade e está com diarreia aguda, sem sangue ou muco, há 2 dias. Apresenta sinais moderados de desidratação, e por esse motivo foi iniciada a Terapia da Reidratação Oral (TRO). Após início da TRO, houve aumento do número e do volume das evacuações, sem agravamento do estado geral. Qual a conduta indicada?
Um homem de 79 anos de idade é internado para tratamento de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), com o Ecocardiograma demonstrando uma fração de ejeção ventricular de 30%. O paciente apresenta as seguintes comorbidades: doença de Alzheimer leve, Osteoartrite e doença do Refluxogastroesofagiano. Encontra-se inquieto, tenta levantar da cama e permanece acordado à noite. Faz uso de medicação para a ICC, para dormir, para o refluxo e para a dor da osteoartrite. Qual dos seguintes medicamentos mais provavelmente está causando os sintomas de delirium neste paciente?
Em relação ao Herpes Zóster, é incorreto afirmar que:
Compartilhar