Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Nefrologia

Pediatria Geral

Escolar de oito anos de idade portador de Diabetes Mellitus tipo I, foi atendida no pronto-socorro com glicemia de 508 mg/dL, pH sérico = 7,24, HCO3 = 14 mEq/L, cetonúria ++ e desidratação moderada. Assinale a alternativa correta.

A
Administração de insulina IM é prioridade para a prevenção das complicações neurológicas.
B
A administração de soro é tão importante quanto a administração de insulina.
C
Administração de soro glicofisiológico é necessária no primeiro momento para correção do estado hiperosmolar.
D
Correção da acidose metabólica deve ser realizada com bicarbonato de sódio a 8,4% concomitantemente à hidratação IV.
E
Administração de insulina IV contínua e a correção da acidose metabólica com bicarbonato de sódio a 8,4% devem ser prioridade.
Não é efeito colateral da litotripsia extracorpórea (LECO):
Lactente de 18 meses, sem antecedentes alérgicos apresenta sintomas de resfriado comum por dois dias, com febre baixa, que evoluem subitamente para tosse ladrante e rouquidão. Ao ser levado para pronto-atendimento, observa-se estridor inspiratório à ausculta e hiperemia de orofaringe. Melhora rapidamente com uma nebulização contendo adrenalina e é liberado para casa, com prescrição de dexametasona via oral. O diagnóstico mais provável é o de:
Lactente de dois meses apresenta história de constipação desde o nascimento. A hipótese diagnóstica de megacólon agangliônico (Doença de Hirschprung) se justifica devido ao exame físico apresentar:
Lactente de 3 meses dá entrada na emergência em Parada Cardiorrespiratória. Foram iniciadas manobras de reanimação, sem sucesso. Os pais contam que a criança nasceu a termo, nunca ficou doente, estava em aleitamento materno exclusivo, com desenvolvimento neurológico e ponderal normais. A criança mamou, ficou no colo por 15 minutos e foi colocada no berço, em decúbito ventral, sem cobertor. Como a criança não acordou para a próxima mamada, a mãe foi ao berço e a encontrou “roxa”. Em relação à orientação dos pais para prevenção da morte desta criança, assinale a alternativa correta:
Compartilhar