Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Reumatologia

Escolar de sete anos é levado ao hospital, pois está “urinando pouco e a urina está escura”. Ao exame verifica-se edema generalizado e hipertensão arterial. Dentre as glomerulopatias responsáveis por esta síndrome, a mais frequente na infância é:

A
Síndrome nefrótica por lesões mínimas
B
Glomerulonefrite membranoproliferativa
C
Nefropatia por IgA
D
Nefropatia associada ao Lúpus Eritematoso Sistêmico
E
Glomerulonefrite pós-estreptocócica
Uma criança de 7 anos deu entrada no HUGO com febre (39º C) e dor intensa localizada na região metafisária proximal da tibia direita. Apático, anorético e com grande dificuldade para deambular há 24 horas. Ao exame fisico: joelho direito com edema (2+/4+) sem derrame articular, com flexoextensão preservada, calor e rubor. Exames complementares: leucocitose com desvio para a esquerda e VHS aumentado. Radiografias normais. Qual é o provável diagnóstico?
Você é chamado (a) na urgência para o atendimento de um senhor de 85 anos, admitido com quadro de confusão mental de dois dias de evolução: agitado, desatento e alucinando. Este quadro constitui o ''delirium'', que se caracteriza por:
Criança de 11 meses é admitida no pronto-socorro com história de início súbito de dificuldade respiratória, após ingestão de pão de queijo. Ao exame clínico, observa-se cianose generalizada, esforço respiratório, com retração supraesternal, tiragem subdiafragmática e choro fraco. A conduta mais adequada é:
Em relação aos transtornos de ansiedade, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar