Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Reumatologia

Escolar de sete anos é levado ao hospital, pois está “urinando pouco e a urina está escura”. Ao exame verifica-se edema generalizado e hipertensão arterial. Dentre as glomerulopatias responsáveis por esta síndrome, a mais frequente na infância é:

A
Síndrome nefrótica por lesões mínimas
B
Glomerulonefrite membranoproliferativa
C
Nefropatia por IgA
D
Nefropatia associada ao Lúpus Eritematoso Sistêmico
E
Glomerulonefrite pós-estreptocócica
R.F.P., 5 anos de idade, apresenta tumor cístico palpável na linha média do pescoço, móvel a deglutição e protusão da língua, há cerca de uma semana. Mãe nega febre ou quadro infeccioso prévio. Em relação à hipótese diagnóstica desse caso, assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino, 55 anos, com diagnóstico de nefrolitíase, apresenta quadro de febre alta, calafrios, dor lombar, disúria, aumento de frequência urinária, urgência miccional e dor supra púbica há 3 dias. Apresenta-se ao exame clínico hemodinamicamente estável. O diagnóstico para esse quadro clínico é:
Após 30 segundos de ventilação com balão e máscara e oxigênio a 100% em um RN asfíxico, notou-se que a criança permanecia em apneia, com FC = 120 bpm e rosado. Assinale a alternativa que contém a conduta mais apropriada nesse caso. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)
Um paciente no 9º dia de pós-operatório de ressecção intestinal, por diverticulite complicada, apresenta hipertermia, em torno de 38 ºC, desconforto e dor no hemitórax direito, com irradiação para a região supraclavicular ipsilateral. Assinale a alternativa correta, em relação ao diagnóstico presuntivo:
Compartilhar