Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Escolar do sexo masculino apresenta quadro de febre e dor abdominal há 24 horas. Ao exame físico: dor intensa em fossa ilíaca direta, com sinal de Blumberg (+). Fez leucograma e ultrassonografia abdominal que foram normais. Qual a conduta mais adequada para esse caso?

A
Realizar tomografia abdominal.
B
Repetir leucograma e ultrassonografia após 24 horas.
C
Afastar definitivamente o diagnóstico de apendicite aguda e admitir outras causas não-cirúrgicas de dor abdominal.
D
Tratar os sintomas e reavaliar após 24 horas.
E
Chamar o cirurgião, admitindo a hipótese diagnóstica de apendicite aguda.
Em consulta no ambulatório de cirurgia pediátrica a mãe refere que seu filho de 18 meses não apresenta o testículo esquerdo na bolsa escrotal desde o nascimento. Ao exame físico: testículo direito tópico e normotrófico, bolsa escrotal esquerda vazia e o testículo esquerdo não palpável na região inguinal. Qual o próximo passo a ser seguido?
Paciente de 72 anos comparece a unidade básica de saúde (UBS) queixando-se de sintomas do trato urinário baixo (disúria, aumento da frequência e jato fraco). Refere ser portador de diabetes tipo 2, hipertensão arterial crônica e hepatite C em atividade. O exame físico revelou próstata de aproximadamente 60 gramas, lisa e com consistência parenquimatosa. Neste momento quais exames devem ser solicitados?
No caso de uma paciente, 78 anos, que apresente quadro de tonturas, com instabilidade e quedas recorrentes, deve-se investigar, EXCETO
A insuficiência venosa crônica pode ser avaliada com anamnese e exame físico minucioso. A classificação "CEAP" tem por finalidade facilitar o entendimento da doença. Quais os critérios de categoria e classificação que são utilizados?
Compartilhar