Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Pediatria Geral

Escolar, oito anos, comparece ao consultório com a mãe, preocupada com a doença do filho. Ela traz vários exames já realizados e solicita o parecer do médico. Ao exame clínico, a criança apresenta palidez cutâneo-mucosa, manchas café-com-leite, baixa estatura e ausência dos polegares. No hemograma, o VCM está alto e a eletroforese de hemoglobina revela níveis aumentados de hemoglobina F. O diagnóstico provável é:

A
anemia autoimune.
B
síndrome de DIAMOND-BLACKFAN.
C
síndrome de KASABACH-MERRIT.
D
anemia hemolítica microangiopática.
E
anemia de FANCONI.
Ao decidir sobre o provável agente etiológico responsável pelo quadro de pneumonia do paciente pediátrico, com vistas à escolha terapêutica, qual a variável isolada de melhor correlação?
A depressão é doença frequente, de curso crônico e recorrente. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir. I. Depressões leves devem ser tratadas com antidepressivos, pois estes apresentam eficácia 4 vezes superior à do placebo. II. Antes de se iniciar um tratamento antidepressivo é importante tentar afastar o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar. III. Os antidepressivos tricíclicos têm mais chance de serem prescritos nas doses recomendadas do que os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. IV. Diferentes antidepressivos têm eficácia semelhante para a maioria dos pacientes, variando em relação ao perfil de eventos adversos. Assinale a alternativa correta.
Escolar de 11 anos, assintomático, comparece para consulta ambulatorial devido ao diagnóstico recente de tuberculose e infecção pelo HIV em sua mãe. Exame físico normal, cicatriz de BCG realizada ao nascimento. A investigação diagnóstica da criança mostrou sorologia para o HIV negativa, radiografia de tórax normal e prova tuberculínica de 6 mm. Segundo as recomendações atuais para o controle da tuberculose no Brasil, a conduta recomendada para este menino é:
Segundo o teste de triagem do Desenvolvimento de Denver II, uma criança com 12 meses de idade com desenvolvimento adequado já está obrigatoriamente apta a:
Compartilhar