Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Pediatria Geral

Escolar, oito anos, comparece ao consultório com a mãe, preocupada com a doença do filho. Ela traz vários exames já realizados e solicita o parecer do médico. Ao exame clínico, a criança apresenta palidez cutâneo-mucosa, manchas café-com-leite, baixa estatura e ausência dos polegares. No hemograma, o VCM está alto e a eletroforese de hemoglobina revela níveis aumentados de hemoglobina F. O diagnóstico provável é:

A
anemia autoimune.
B
síndrome de DIAMOND-BLACKFAN.
C
síndrome de KASABACH-MERRIT.
D
anemia hemolítica microangiopática.
E
anemia de FANCONI.
Os pacientes com anemia falciforme apresentam complicações neurológicas frequentes. Assinale a alternativa que está relacionada com AVC hemorrágico.
O inverno passado chegou com gripes e outras manifestações catarrais. A mãe de uma criança de um ano e meio com bom desenvolvimento é chamada para buscar o filho na creche, porque a criança estava vomitando muito e se apresentava febril, com 38,2ºC. A mãe deu a ele um remédio para vômito, que tinha em casa, e após algumas horas a criança começou a apresentar uma diarreia líquida que foi aumentando de frequência. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é: (LIMA, Azor de. Pediatria essencial)
A paciente é uma mulher de 28 anos, referindo evolução de doença há dois meses com astenia, dispneia aos médios esforços que evoluiu para pequenos esforços. O exame físico revela palidez cutâneo-mucosa e sopro pansistólico. Petéquias estão presentes nos membros inferiores. Não há presença de visceromegalias palpáveis. Uma tênue hemorragia é notada no exame oftalmoscópico. Ht = 19% (esfregaço normocrômico normocítico), Reticulócitos = 1%, Plaquetas = 8.000/mm³, Leucócitos = 50.000/mm³, Blastos = 95%, Granulócitos = 1%, Linfócitos = 4%. Marque a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito acima:
O sinal mais precoce de choque hemorrágico,dentre os citados é:
Compartilhar