Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Pediatria Geral

Escolar, oito anos, comparece ao consultório com a mãe, preocupada com a doença do filho. Ela traz vários exames já realizados e solicita o parecer do médico. Ao exame clínico, a criança apresenta palidez cutâneo-mucosa, manchas café-com-leite, baixa estatura e ausência dos polegares. No hemograma, o VCM está alto e a eletroforese de hemoglobina revela níveis aumentados de hemoglobina F. O diagnóstico provável é:

A
anemia autoimune.
B
síndrome de DIAMOND-BLACKFAN.
C
síndrome de KASABACH-MERRIT.
D
anemia hemolítica microangiopática.
E
anemia de FANCONI.
Um trabalhador de uma oficina mecânica é internado, na emergência, com cólicas abdominais, naúseas, vômitos, diarreia, mialgia, fraqueza e anemia microcítica e ferropriva. Suspeita-se de intoxicação por um agente químico. Entre as alternativas abaixo, o agente químico, com maior probabilidade de ser o responsável por esse quadro clínico, é:
Considere as afirmações abaixo. I - Os idosos com demências subcorticais apresentam déficit de memória associado com lentidão psicomotora, redução da atenção, perda das funções executivas e mudança da personalidade. II - As demências frontotemporais caracterizam-se por sintomas como euforia, desinibição e comportamento compulsivo. Entre elas estão a Doença de Pick e a demência associada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). III - A Demência dos Corpúsculos de Lewy (DCL) pode apresentar flutuações cognitivas, assim como o delirium. As alucinações visuais complexas auxiliam no diagnóstico diferencial entre DCL e Doença de Alzheimer. Qual a alternativa correta?
Um homem de 63 anos portador de coronariopatia, dislipidemia e hipertensão arterial inicia uso de enalapril 20mg/dia por recomendação do seu cardiologista. Sua creatinina basal é 1,4mg/dl e rapidamente aumentou para 3,5mg/dl. Esse dado sugere a necessidade de investigação para:
Pelos dados disponíveis em estudos controlados, pode-se dizer que a reposição hormonal combinada no climatério aumenta o risco relativo de câncer:
Compartilhar