Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Escolar, sexo masculino, apresenta hematúria macroscópica, indolor, sem relação com trauma ou exercício. Nega febre e polaciúria. Refere dois episódios similares com resolução espontânea após infecção respiratória alta. Níveis tensionais normais. O exame de urina revela hemácias dismórficas e cilindros. O diagnóstico mais provável é:

A
cistite hemorrágica por adenovírus.
B
nefropatia por imunoglobulina A (doença de BERGER).
C
pielonefrite.
D
glomerulonefrite pós-infecciosa.
E
nefrolitíase.
Em relação à agitação e agressividade em idosos com demência, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Os benzodiazepínicos podem produzir prejuízo cognitivo, sedação e piora paradoxal do comportamento. II. Buspirona e alguns antagonistas dos receptores ?-adrenérgicos não reduzem agitação, agressão e impulsividade. III. Eletroconvulsoterapia fornece resposta rápida para idosos dementes gravemente doentes, com risco de subnutrição. Qual a alternativa correta?
Uma mulher de 47 anos de idade encontra-se em tratamento de longa data para transtorno do humor . Comparece ao ambulatório com queixa de astenia, sonolência, alteração na fala, intolerância ao frio, constipação intestinal e déficit de memória. Ao exame, nota-se frequência cardíaca = 55 bpm, pele seca e descamativa, reflexos tendinosos diminuídos bilateralmente. O quadro clínico apresentado está relacionado a efeito adverso do tratamento com
Um recém-nascido do sexo feminino, com 2 dias de vida, nascido a termo, com 2.300 g, apresenta sopro sistólico e cianose de extremidades ao choro. Qual a medida propedêutica que afasta a maior parte das doenças cardíacas cianóticas?
As infecções viróticas compreendem 80 a 90% dos casos de infecção de vias aéreas superiores na criança. Marque a afirmativa CORRETA:
Compartilhar