Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Estão relacionados com prognóstico na pancreatite aguda alcoólica, à admissão hospitalar, EXCETO:

Recém-nascido do sexo masculino com idade gestacional de 40 semanas, peso de nascimento de 3200 gramas, nasceu de parto vaginal, Apgar 8 e 10, atendimento na sala de parto sem intercorrências. Com 30 horas de vida, evoluiu com distensão abdominal progressiva, estase pela sonda orogástrica de aspecto bilioso, ainda não eliminou mecônio. Irmão de quatro anos com diagnóstico de mucoviscidose. Qual o diagnóstico etiológico mais provável?
RN com 37 semanas apresentando logo após nascimento um quadro clínico de desconforto respiratório leve (predominando taquipnéia = 100 ipm), e no rx tórax é visto infiltrado bilateral difuso com aumento da trama broncovascular (imagem conhecida como "coração cabeludo"). Com tratamento adequado houve melhora dos sintomas em 48h. Esse quadro clínico é compatível com:
Os extraordinários benefícios do aleitamento materno estão bem documentados sejam eles de ordem nutricional, afetiva, imunológica, cognitiva ou econômica. O uso de medicamento durante a lactação é uma prática muito frequente e uma causa importante de interrupção do aleitamento materno. Isso se deve basicamente à carência de informações sobre muitos fármacos. O desconhecimento e o desinteresse dos profissionais de saúde sobre o tema são citados na literatura como fatores que contribuem para o desmame. Em relação às interações entre fármacos e amamentação assinale a alternativa correta:
Ao investigar queixa vertiginosa de paciente, um médico de família executa manobra semiológica que sugere posição anormal de otólitos no ouvido interno direito. Ele decide então executar a manobra de Epley para reposicionamento dos otólitos. Qual número representa a figura com a última posição que o paciente deve assumir antes de ser levado à ortostase?
Compartilhar