Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Estima-se que pelo menos 65% dos idosos brasileiros sejam hipertensos. Considerando o tratamento clínico e/ou farmacológico do idoso hipertenso, é correto afirmar que:

A
o tratamento da hipertensão no idoso não repercute no déficit cognitivo
B
idosos com mais de 80 anos, com ou sem comorbidades cardiovasculares, devem ser tratados.
C
os antagonistas do cálcio e os diuréticos tiazídicos têm indicação favorável em idosos com idade maior que 65 anos
D
objetivo do tratamento é a redução gradual da pressão arterial até 140/90mmhg.
E
o tratamento farmacológico do idoso deve ser sempre com associação de fármacos devido à dificuldade de normalização pressórica.
Paciente portador de Encefalopatia Crônica não-evolutiva. Apresentou há 2 semanas, crise convulsiva tônica, afebril, com duração aproximada de 2 minutos. Novo episódio há 1d, novamente sem febre. Sobre o diagnóstico e conduta mais adequada, assinale a alternativa correta.
Cibele, 40 anos, portadora de insuficiência mitral secundária a prolapso, procurou serviço médico com queixa de febre e odinofagia há 3 dias. O exame físico demonstrou estalido mesosistólico em área mitral e discreta hiperemia de orofaringe. A melhor conduta é:
Quando, na Síndrome de Cushing, houver alcalose hipocalêmica importante, a causa da síndrome deve ser:
Alcoólatra é admitido após queda da própria altura, em estado de coma profundo e com exame neurológico relevando hiperpneia neurogênica, pupilas mediodilatadas e não fotorreagentes, diminuição do reflexo oculocefálico e esboçando postura de descelebração à direita. O local provável da lesão é:
Compartilhar