Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Estima-se que pelo menos 65% dos idosos brasileiros sejam hipertensos. Considerando o tratamento clínico e/ou farmacológico do idoso hipertenso, é correto afirmar que:

A
o tratamento da hipertensão no idoso não repercute no déficit cognitivo
B
idosos com mais de 80 anos, com ou sem comorbidades cardiovasculares, devem ser tratados.
C
os antagonistas do cálcio e os diuréticos tiazídicos têm indicação favorável em idosos com idade maior que 65 anos
D
objetivo do tratamento é a redução gradual da pressão arterial até 140/90mmhg.
E
o tratamento farmacológico do idoso deve ser sempre com associação de fármacos devido à dificuldade de normalização pressórica.
Em paciente com 63 anos, menopausada há 10 anos, que nunca fez uso de terapia de reposição hormonal, foi evidenciado ao ultrassom mioma calcificado que comprime o ureter direito. A melhor conduta nesse caso é:
Mariana tem 8 meses de idade e está com diarreia aguda, sem sangue ou muco, há 2 dias. Apresenta sinais moderados de desidratação, e por esse motivo foi iniciada a Terapia da Reidratação Oral (TRO). Após início da TRO, houve aumento do número e do volume das evacuações, sem agravamento do estado geral. Qual a conduta indicada?
Em caso de criança com 2 anos de idade, apresentando quadro clínico de Kwashiorkor e lesões cutâneas infectadas nos membros inferiores, em consequência da deiscência da pele secundária ao edema, qual a melhor conduta?
Em relação às doenças exantemáticas, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar