Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Endocrinologia

Pediatria Geral

Estudante de 19 anos, masculino, iniciou abruptamente com diarreia líquida, profusa, com dor abdominal em cólica e vômitos. Ao exame, encontra-se afebril, hipotenso, com vasos sublinguais baixos, dor abdominal difusa à palpação e aumento dos ruídos hidroaéreos. Numa diarreia aguda como a descrita acima, é CORRETO afirmar que o principal mecanismo fisiopatológico é:

A
Secretor, devido à ativação de AMP cíclico por toxinas e consequentemente secreção de água e cloretos pelo intestino delgado.
B
Inflamatório, pois a clínica é compatível com diarreia aguda causada por bactérias invasoras.
C
Osmótico, devido à ingestão de produtos hiperosmolares.
D
Motor, devido à liberação de serotonina e óxido nítrico, estimulados por ação bacteriana ou viral.
E
Os dados clínicos do caso acima não permitem afirmar qual é o mecanismo fisiopatológico envolvido.
Qual das associações seguintes entre doença cardiovascular e tratamento é claramente INAPROPRIADA?
Na pneumonia nosocomial, são fatores de risco para bactérias multi-resistentes, EXCETO:
O lavado peritoneal diagnóstico obtido pela instilação e recuperação de 1 litro de solução cristaloide na cavidade peritoneal é considerado positivo (Evidência de lesão visceral), quando a concentração de hemácias no líquido for igual ou superior a:
A endocardite infecciosa é uma afecção predominantemente da terapêutica clínica. Em situações especiais, a cirurgia é realizada mesmo na vigência da infecção. Na fase aguda, o tratamento cirúrgico é indicado quando ocorre a presença de:
Compartilhar