Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Endocrinologia

Pediatria Geral

Estudante de 19 anos, masculino, iniciou abruptamente com diarreia líquida, profusa, com dor abdominal em cólica e vômitos. Ao exame, encontra-se afebril, hipotenso, com vasos sublinguais baixos, dor abdominal difusa à palpação e aumento dos ruídos hidroaéreos. Numa diarreia aguda como a descrita acima, é CORRETO afirmar que o principal mecanismo fisiopatológico é:

A
Secretor, devido à ativação de AMP cíclico por toxinas e consequentemente secreção de água e cloretos pelo intestino delgado.
B
Inflamatório, pois a clínica é compatível com diarreia aguda causada por bactérias invasoras.
C
Osmótico, devido à ingestão de produtos hiperosmolares.
D
Motor, devido à liberação de serotonina e óxido nítrico, estimulados por ação bacteriana ou viral.
E
Os dados clínicos do caso acima não permitem afirmar qual é o mecanismo fisiopatológico envolvido.
Na investigação das duas causas mais frequentes de infertilidade conjugal, em nosso meio, os primeiros exames que devem ser solicitados ao casal, são:
Na assistência pré-natal a ultrasonografia abstétrica é importante na avaliação do desenvolvimento fetal. A US morfológica deve ser realizada entre:
Uma mulher de 42 anos esta sendo tratada com corticosteroides por causa de exacerbação de púrpura trombocitopênica imune. Depois de dois dias de tratamento com esteróides por via intravenosa, ela tem tosse, febre e sudorese noturna. Qual das seguintes é a localização mais provável da tuberculose?
Uma mulher com 35 anos tem sinal de Kussmaul positivo. Qual das seguintes doenças ela provavelmente tem:
Compartilhar