Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Endocrinologia

Pediatria Geral

Estudante de 19 anos, masculino, iniciou abruptamente com diarreia líquida, profusa, com dor abdominal em cólica e vômitos. Ao exame, encontra-se afebril, hipotenso, com vasos sublinguais baixos, dor abdominal difusa à palpação e aumento dos ruídos hidroaéreos. Numa diarreia aguda como a descrita acima, é CORRETO afirmar que o principal mecanismo fisiopatológico é:

A
Secretor, devido à ativação de AMP cíclico por toxinas e consequentemente secreção de água e cloretos pelo intestino delgado.
B
Inflamatório, pois a clínica é compatível com diarreia aguda causada por bactérias invasoras.
C
Osmótico, devido à ingestão de produtos hiperosmolares.
D
Motor, devido à liberação de serotonina e óxido nítrico, estimulados por ação bacteriana ou viral.
E
Os dados clínicos do caso acima não permitem afirmar qual é o mecanismo fisiopatológico envolvido.
Sr. Antônio, 62 anos, com febre diária indicada há um mês e dor em primeiro pododáctilo direito. É portador de prótese metálica mitral há 15 anos e tem fibrilação atrial crônica. Faz uso de anticoagulante oral. Vinha em classe funcional II da NYHA, tendo sofrido AVE hemorrágico há 4 meses. Sinais vitais: Tax - 38°C; PA - 120/80 mmHg; FC - 100 bpm. Exame físico: bom estado geral, palidez cutânea, eupneico, exame neurológico, pulso carotídeo e pressão venosa normais. RCR 2T. Sopro holossistólico 2++/6+ em ponta; ausculta pulmonar normal, presença de eritrocianose em primeiro pododáctilo. Ecocardiograma evidencia múltiplas imagens aditivas filamentares aderidas ao anel da prótese mitral e regurgitação paraprotética grave, aumento atrial esquerdo, leve aumento do VE, com função sistólica preservada e pressão sistólica na artéria pulmonar de 58 mmHg. O procedimento adequado, além de colheita de hemoculturas é:
A avaliação laboratorial dos processos inflamatórios, por meio das proteínas de fase aguda é corriqueira na prática diária dos reumatologistas. Sobre as proteínas de fase aguda, é correto afirmar:
Considerando um paciente adulto, grande e queimado, que dá entrada na UTI com cabeça e pescoço, tórax, dorso superior, e ambos os braços comprometidos, quanto seria necessário de ressuscitação hídrica nas primeiras 24h, calculado segundo a fórmula de Parkland, e qual o tipo de solução?
Analise a seguinte situação: Um paciente de 17 anos que apresenta sinais clínicos de infecção da ferida operatória para uma ressecção de cisto tireoglosso que transcorreu sem intercorrência. Como tratamento, realiza a limpeza da ferida, promove a drenagem com todos os cuidados de assepsia e envia o material para cultura e antibiograma. Prescreve um antibiótico terapêutico, supondo que o germe é aquele que estatisticamente predomina neste tipo de infecção. Você escolheu antibiótico para o tratamento de infecção por:
Compartilhar