Exame de material obtido por biópsia renal percutânea de nefrótico indica glomeruloesclerose segmentar e focal. Considerando tratar-se de uma doença renal secundária, você elegeria como diagnóstico causal mais provável:
A
Hepatite B.
B
Sífilis secundária.
C
Carcinoma de mama.
D
Cirrose biliar primária.
E
Infecção pelo HIV.
Outras questões
Julinho, 4 anos, é levado ao pediatra pela mãe, a qual observou um caroço na região anterior do pescoço da criança, de aumento progressivo. Ao exame, apresenta-se com uma massa cística na linha média do pescoço, nas proximidades do osso hioide. Ele é móvel a deglutição, sem dor ou sinais inflamatórios. Assinale a alternativa CORRETA em relação a melhor hipótese diagnóstica:
Você é médico e está atendendo uma criança cardiopata, vítima de um colapso súbito em um parque de diversões. Ela está arresponsiva, sem pulso palpável e sem respiração espontânea no momento. Qual das seguintes ações deverá ser realizada primeiramente?
Um menino de 3 anos de idade vem à consulta por queixas de dor após ter sido realizada tração forçada do prepúcio. Ao exame, a glande está exposta e edemaciada, bem como o prepúcio distal ao anel de constricção. Qual é a conduta inicial correta neste caso?
Pré-escolar de 4 anos com quadro febril iniciado há 12 horas evoluiu há 2 horas com uma convulsão clônica com duração de 20 minutos. Mãe levou à emergência onde encontrava-se alerta 30 minutos após crise e febril com temperatura de 39°C. Considerando o diagnóstico mais provável, é correto afirmar: