Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Exames de laboratório em doadores de sangue são feitos para evitar a transmissão de doenças a partir de portadores. Em bancos de sangue, no Brasil, são exames de rotina:

A
hepatites e raiva humana.
B
AIDS e dengue.
C
AIDS e hepatites.
D
poliomielite e AIDS.
E
raiva humana e poliomielite.
Paciente, de 35 anos, sexo masculino, casado há cinco anos, há três anos tenta gestação. Traz o seguinte espermograma: Volume = 6,0 ml; pH = 8,5; viscosidade aumentada; 20 milhões de sptz/ml; motilidade A + B = 35%. A suspeita clínica é compatível com:
Na síndrome urêmica, por aumento da produção de citocinas (TFN-a, interleucina-6) e diminuição de interleucina-10, ocorre:
Dentre as síndromes falciformes, a hemoglobinopatia SC tem um comportamento clínico mais brando do que a hemoglobinopatia SS. Duas situações clínicas são mais frequentes na hemoglobinopatia SC:
Paciente do sexo feminino, 32 anos, do lar, procura atendimento com história de tosse seca, dispneia e chiado há 10 anos, desencadeado por mofo, poeira, fumaça e mudança climática, dentre outros. Nega asma na infância e também tabagismo. Nos últimos 30 dias, refere sintomas diários, sintomas noturnos uma vez na semana, uso diário de B-2 agonista inalatório de curta ação. Traz espirometria, que mostra distúrbio ventilatório obstrutivo leve com variação significativa de fluxo após uso de broncodilatador. O exame físico no momento da consulta é normal. O tratamento medicamentoso de manutenção para essa paciente deve ser:
Compartilhar