Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Exames de laboratório em doadores de sangue são feitos para evitar a transmissão de doenças a partir de portadores. Em bancos de sangue, no Brasil, são exames de rotina:

A
hepatites e raiva humana.
B
AIDS e dengue.
C
AIDS e hepatites.
D
poliomielite e AIDS.
E
raiva humana e poliomielite.
Paciente, branco, sexo masculino, iniciou, aos 3 anos e 11 meses, edema progressivo até anasarca, em 2 semanas. A genitora relata aumento de 3 kg. Antecedentes pessoais não significativos. História familiar: mãe e tio maternos albinos. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, com edema generalizado, peso de 23 kg, altura de 107 cm. Os exames complementares iniciais revelaram hipoalbuminemia de 1,4 g/dl e proteinúria de 4,7 g/dia. O diagnóstico mais provável é:
Paciente com 43 anos de idade, primípara, há 3 anos queixava-se de perda urinária e urgência miccional associada à nictúria e perda de urina durante o ato sexual. Refere perineoplastia há 5 anos. Exames de urina e cultura foram normais. Exame urodinâmico mostrou hiperatividade detrusora, com diagnóstico final de bexiga hiperativa. A terapêutica clínica nesse caso é:
O Índice de Massa Corporal (IMC) ou Índice de Quetelet é calculado pela relação entre:
Acerca de esteato-hepatite não alcoólica, assinalar a alternativa CORRETA.
Compartilhar