Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Existem basicamente dois tipos de soluções para a reposição volêmica: coloides e cristaloides. O uso de cristaloides versus coloides na reposição volêmica do paciente grave tem sido motivo de controvérsia e debate por longos anos, sem uma conclusão definitiva até o momento. Sobre soluções para reposição volêmica, assinale a alternativa correta.

A
A solução de Ringer lactato tem maior osmolaridade em relação à solução salina fisiológica.
B
Os cristaloides isotônicos são baratos e facilmente disponíveis e têm a vantagem de ressuscitar tanto o intravascular como o interstício.
C
Os cristaloides são classificados em hipotônicos, isotônicos e hipertônicos. Os hipotônicos são escolhidos preferencialmente para a ressuscitação volêmica, pela maior permanência no espaço intravascular.
D
A albumina e as soluções de gelatina são coloides amplamente utilizados na prática clínica por seus baixos riscos e longa permanência no espaço intravascular.
E
O dextran é um coloide cada vez mais utilizado pela vantagem de não possuir propriedades imunogênicas.
Um trabalhador de cozinha é ferido em explosão de caldeira. Tem 18% do total de sua superfície corpórea com queimadura de segundo e terceiro graus. Sabendo-se que a vítima pesa 89 kg, usando o método de Parkland (Baxter) para cálculo da reposição hídrica, é correto dizer que a velocidade de administração intravenosa de cristaloides, em ml/hora, após duas, dez e dezoito horas, deve ser aproximadamente de:
Um veículo de passeio, em alta velocidade, colidiu frontalmente com poste de energia elétrica, ficando muito deformado. O único ocupante é o condutor, sem cinto de segurança, que fica preso nas ferragens pelos membros inferiores. Com o impacto, o banco quebrou e a vítima encontra-se praticamente deitada. O veículo possui quatro portas e as duas do lado direito estão abertas. Os bombeiros informam que a cena é segura e que a liberação da vítima provavelmente será demorada. A vítima é um homem, aparentando 35 anos de idade, com grave trauma de crânio e face. Está inconsciente. Sai grande quantidade de sangue pela boca e pelas narinas. Tem também otorragia bilateral. A respiração é muito ruidosa. A retirada da vítima demora. Das alternativas a seguir, indique a melhor opção de via aérea definitiva para esta vítima:
Qual a principal causa de pneumotórax espontâneo?
Em relação à crise convulsiva febril, estão corretas as opções abaixo, EXCETO que:
Compartilhar