Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Existem basicamente dois tipos de soluções para a reposição volêmica: coloides e cristaloides. O uso de cristaloides versus coloides na reposição volêmica do paciente grave tem sido motivo de controvérsia e debate por longos anos, sem uma conclusão definitiva até o momento. Sobre soluções para reposição volêmica, assinale a alternativa correta.

A
A solução de Ringer lactato tem maior osmolaridade em relação à solução salina fisiológica.
B
Os cristaloides isotônicos são baratos e facilmente disponíveis e têm a vantagem de ressuscitar tanto o intravascular como o interstício.
C
Os cristaloides são classificados em hipotônicos, isotônicos e hipertônicos. Os hipotônicos são escolhidos preferencialmente para a ressuscitação volêmica, pela maior permanência no espaço intravascular.
D
A albumina e as soluções de gelatina são coloides amplamente utilizados na prática clínica por seus baixos riscos e longa permanência no espaço intravascular.
E
O dextran é um coloide cada vez mais utilizado pela vantagem de não possuir propriedades imunogênicas.
A respeito da síndrome compartimental dos MM.II (membros inferiores), é INCORRETO afirmar que:
Visando à profilaxia do tromboembolismo em cirurgia ginecológica, os seguintes procedimentos são adequados, exceto:
Com relação ao hiperandrogenismo, assinale a alternativa correta.
Quanto aos fatores que afetam o momento do início da puberdade, analise as afirmativas a seguir: I. O estado psicológico, a exposição à luz e a localização geográ?ca são fatores que in?uenciam o início da puberdade; II. O estado nutricional e a saúde desempenham papéis importantes na determinação do início da puberdade; III. A menarca precoce é frequente em meninas com obesidade mórbida, diabetes, naquelas que se exercitam intensamente ou que têm anorexia nervosa; IV. O fator determinante do início da puberdade mais importante é o genético. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar