Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Existem basicamente dois tipos de soluções para a reposição volêmica: coloides e cristaloides. O uso de cristaloides versus coloides na reposição volêmica do paciente grave tem sido motivo de controvérsia e debate por longos anos, sem uma conclusão definitiva até o momento. Sobre soluções para reposição volêmica, assinale a alternativa correta.

A
A solução de Ringer lactato tem maior osmolaridade em relação à solução salina fisiológica.
B
Os cristaloides isotônicos são baratos e facilmente disponíveis e têm a vantagem de ressuscitar tanto o intravascular como o interstício.
C
Os cristaloides são classificados em hipotônicos, isotônicos e hipertônicos. Os hipotônicos são escolhidos preferencialmente para a ressuscitação volêmica, pela maior permanência no espaço intravascular.
D
A albumina e as soluções de gelatina são coloides amplamente utilizados na prática clínica por seus baixos riscos e longa permanência no espaço intravascular.
E
O dextran é um coloide cada vez mais utilizado pela vantagem de não possuir propriedades imunogênicas.
Qual dos itens abaixo representa um fator de risco para "delirium" no idoso durante internamento hospitalar?
Segue abaixo algumas das causas de retardo mental na infância, exceto:
Após a ocorrência de um acidente de trânsito, o socorrista informa ao médico de plantão que o paciente apresenta tórax instável. A disfunção pulmonar pós-traumática, decorrente da situação relatada, decorre de:
Tem-se observado nos últimos anos um aumento na incidência de coqueluche em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos da América e no Brasil. Com relação a esse aumento na incidência, assinale a alternativa correta.
Compartilhar