Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Existem basicamente dois tipos de soluções para a reposição volêmica: coloides e cristaloides. O uso de cristaloides versus coloides na reposição volêmica do paciente grave tem sido motivo de controvérsia e debate por longos anos, sem uma conclusão definitiva até o momento. Sobre soluções para reposição volêmica, assinale a alternativa correta.

A
A solução de Ringer lactato tem maior osmolaridade em relação à solução salina fisiológica.
B
Os cristaloides isotônicos são baratos e facilmente disponíveis e têm a vantagem de ressuscitar tanto o intravascular como o interstício.
C
Os cristaloides são classificados em hipotônicos, isotônicos e hipertônicos. Os hipotônicos são escolhidos preferencialmente para a ressuscitação volêmica, pela maior permanência no espaço intravascular.
D
A albumina e as soluções de gelatina são coloides amplamente utilizados na prática clínica por seus baixos riscos e longa permanência no espaço intravascular.
E
O dextran é um coloide cada vez mais utilizado pela vantagem de não possuir propriedades imunogênicas.
Qual dentre os sinais abaixo NÃO é considerado alerta para paralisia cerebral no primeiro semestre de vida:
Homem, 68a, com lesão enegrecida na extremidade do 2º artelho, após trauma ao cortar a unha. Exame físico: ausência de pulso poplíteo, hipotrofia de fâneros e da musculatura desse membro. A melhor hipótese diagnóstica é:
Um jovem de 18 anos, masculino, desenvolveu calafrios, febre e edema articular doloroso unilateral. Qual teste seria mais apropriado, a fim de ajudar a fazer o diagnóstico?
Em relação às doenças orificiais, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar