Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Existem determinados achados que, especialmente quando surgem associados, permitem estabelecer com mais convicção o diagnóstico diferencial entre uma infecção do trato urinário baixo e uma pielonefrite aguda. Assinale a opção que os apresenta:

A
Mais de 100 piócitos por campo, hematuria e febre.
B
Bacteriúna maciça hematúria e dor lombar.
C
Dor lombar, cilindros leucocitários e febre.
D
Mais de 100 hemácias por campo, disúria e bacteriúria maciça.
E
Piúria, bacteriúria e hematúria.
Um pré-escolar de 4 anos, sexo masculino, natural e procedente de Vitória (ES), iniciou quadro de claudicação dolorosa, que dificulta a deambulação, embora consiga ficar em pé. Duas semanas antes do início desse quadro, apresentou 3 dias de sintomas sugestivos de resfriado, semelhante a outros quadros de resfriado anteriores. Nega viagens nos últimos 12 meses. No momento, apresenta-se afebril, em bom estado geral, consegue deambular, mas apresenta dor e limitação de movimentos do quadril direito. A radiografia de quadril em anteroposterior é normal, e a ultrassonografia dos quadris evidencia discreto derrame articular. O hemograma evidencia leucometria normal e ausência de anemia, bem como discreta elevação da velocidade de hemossedimentação (VHS). A hipótese diagnóstica mais provável é:
Em qual das situações relacionadas a seguir o exame do cariótipo provavelmente não ajudará no esclarecimento do diagnóstico?
Quais são os achados oftalmológicos que estão presentes na síndrome da Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 2b (NEM2b)?
Lactente, 4 meses, apresenta baixo ganho de peso, dispneia às mamadas, cianose ungueal e labial e sopro sistólico em borda esternal esquerda. A provável cardiopatia congênita é:
Compartilhar