Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Existem inúmeras intervenções protetoras vasculares e renais de benefício comprovado. Entre elas destacam-se: I - adoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis e cessação do tabagismo. II - prática de atividade física regular e controle da pressão arterial. III - manejo das dislipidemias e uso profilático de alguns fármacos. Quais estão corretas?

A
apenas I e II
B
apenas I e III
C
apenas II e III
D
apenas I
E
I, II, III
O clínico geral solicitou para um arquiteto de 40 anos de idade, com queixa de cefaleia intermitente, um exame de ressonância magnética que mostrou um cisto coloide no terceiro ventrículo. A complicação mais comum dessa lesão é:
Uma menina de 1 ano de idade chega ao pronto-socorro, com história de febre, atingindo temperatura máxima de 38,2ºC, há 2 dias. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, descorada +, eupneica, acianótica, com boa perfusão periférica. FC de 120/min e FR de 34/min. Não apresenta sinais meníngeos, os pulmões estão livres. Na orofaringe, é observado hipertrofia de amígdalas, com presença de exsudado branco e gânglios cervicais posteriores moderadamente aumentados. A conduta mais adequada é:
Dos exames abaixo qual não tem necessidade de ser solicitado no pré-natal por falta de estratégia:
Em relação à IRA (insuficiência renal aguda), assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar