Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Existem inúmeras intervenções protetoras vasculares e renais de benefício comprovado. Entre elas destacam-se: I - adoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis e cessação do tabagismo. II - prática de atividade física regular e controle da pressão arterial. III - manejo das dislipidemias e uso profilático de alguns fármacos. Quais estão corretas?

A
apenas I e II
B
apenas I e III
C
apenas II e III
D
apenas I
E
I, II, III
Todo recém-nascido, cuja mãe foi caso suspeito ou confirmado de rubéola durante a gestação, tem o diagnóstico de Síndrome de Rubéola Congênita confirmado na presença de malformações congênitas e, pelo menos, uma das seguintes condições:
O tratamento cirúrgico preferencial para os pacientes com megaesôfago não avançado é
Uma criança de 7 anos deu entrada no HUGO com febre (39º C) e dor intensa localizada na região metafisária proximal da tibia direita. Apático, anorético e com grande dificuldade para deambular há 24 horas. Ao exame fisico: joelho direito com edema (2+/4+) sem derrame articular, com flexoextensão preservada, calor e rubor. Exames complementares: leucocitose com desvio para a esquerda e VHS aumentado. Radiografias normais. Qual é o provável diagnóstico?
Lactente 12 meses, sexo masculino, retorna ao ambulatório para reavaliação após introdução de ácido valpróico em dose mínima, devido a eventos paroxísticos caracterizados por mioclonias segmentares sem perda de consciência, numa frequência de 3 crises/semana. Apresenta desenvolvimento neurológico adequado para idade e seu exame neurológico é normal. Pai é portador de epilepsia. O videoeletroencefalograma mostra poliespícula-onda difusa e bilateral (durante os eventos clínicos já descritos) e a ressonância magnética de crânio é normal. O provável diagnóstico é:
Compartilhar