Pedro, 9 meses, nascido de parto cesariana, pesando 2.600 gramas, estatura: 50 cm, compareceu à consulta com seu médico de família. Ao avaliar os dados antropométricos de Pedro, o MFC constatou que a criança estava pesando 5 Kg e medindo 70 cm. Continua em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda. As vacinas estão em dia e não ocorreram intercorrências. Quanto ao estado nutricional, qual a classificação de Pedro?
A
Peso normal.
B
Desnutrição/peso muito baixo.
C
Desnutrição/peso baixo.
D
Sobrepeso.
Outras questões
Milton, 1 mês e 25 dias de idade, apresenta, há 24 horas, leve coriza hialina, tosse discreta, fezes líquidas amareladas (cerca de sete evacuações), febre alta que cede com paracetamol e reaparece algumas horas depois. Hoje teve várias "crises" de choro forte e está "um pouco diferente". Recebe leite materno e fórmula láctea industrializada desde 28 dias de idade. Exame físico: peso 4.900g, T.ax 39,1°C, FC 144 bpm, FR 40 irpm; alterna períodos de choro intenso com apatia, irritável ao manuseio, hipertonia muscular difusa, fontanela plana levemente deprimida, elasticidade cutânea e turgor discretamente reduzidos, ausência de lágrimas, sede exacerbada, pulsos amplos e acelerados, extremidades acianóticas; ausculta cardio-pulmonar, abdome e membros inferiores sem alterações. As duas principais hipóteses diagnósticas são:
Um pediatra de plantão em um hospital geral recebe um chamado do centro cirúrgico para recepcionar uma criança que está por nascer. Ao chegar à sala de parto, questiona o obstetra e a mãe por mais informações e evidência que a gestação é a termo, de aproximadamente 39 semanas que o feto é único, que a mãe não tem morbidades e que o trabalho de parto iniciou-se há 6 horas. A mãe relata, entretanto, que na última semana ela sentiu o bebê mexer menos. Relata, ainda, que nas últimas 8 horas ela não sentiu mais movimentação fetal. O trabalho de parto progride e, no momento do nascimento, notam-se duas circulares de cordão justas. O obstetra desfaz as circulares, clampeia e corta o cordão e lhe passa o recém-nascido. O líquido amniótico é claro e com grumos. O pediatra vê um bebê pálido e cianótico, sem chorar e hipotônico; leva-o até o berço de reanimação e checa, através de palpação da base do cordão umbilical, que a frequência cardíaca está em 56 bpm. Assinale a alternativa que apresenta a sequência inicial de manobras para reanimar a criança.
A.T.N., sexo masculino, 49 anos, bancário, apresenta tumoração arroxeada, depressível, medindo 3 mm de diâmetro, na face flexora do antebraço esquerdo. Em episódios de variação de temperatura ambiente, a lesão apresenta-se dolorosa, além de mostrar halo claro ao seu redor. Dos diagnósticos listados a seguir, o mais provável é:
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, exceto: