Fábio, 12 anos de idade, foi atendido na Unidade Básica de Saúde há 15 dias com infecção de vias aéreas superiores (IVAS). Retorna hoje sem sintomas de IVAS, com queixa de febre leve, mal-estar e dor articular em tornozelos, joelhos e punhos, que pioram com movimentação ativa e passiva. Exames complementares mostraram leucocitose, Proteína C reativa e VHS aumentados. Aponte o diagnóstico de Fábio.
A
Febre reumática.
B
Imunodeficiência.
C
Artrite séptica.
D
Doença de Still.
E
Doença linfoproliferativa.
Outras questões
Mulher de 34 anos apresenta-se em anasarca, com PA elevada, níveis azotêmicos elevados e sedimento urinário evidenciando proteína +++. Submetida à biopsia renal que concluiu tratar-se de glomerulopatia membranoproliferativa (mesangiocapilar) tipo I. Qual das seguintes etiologias abaixo deve ser considerada como causa primária do quadro histopatológico descrito?
Célia tem 75 anos e, ao tropeçar no tapete de casa, cai e sofre fratura de quadril à esquerda. É levada para emergência pelo filho e recebe a indicação de tratamento cirúrgico. Célia apresenta, como comorbidades, DPOC, osteoporose e hipertensão arterial. Por questões relacionadas ao seu seguro saúde, a cirurgia ocorre 7 dias após a internação e ela tem alta no 3° dia de pós-operatório. Com 7 dias após a alta, você é chamado à casa de Célia, que se queixa de dor na perna operada. Ao exame observa-se que o membro inferior esquerdo está edemaciado até a raiz da coxa, doloroso à palpação e cianótico. Você orienta Célia e seus familiares sobre a necessidade de reinternação, pois se trata de:
O principal agente bacteriano nas faringoamigdalites agudas é o Streptococcus
São critérios que permitem a retirada da cânula de traqueostomia, EXCETO: