Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Doenças Respiratórias

Fábio, 12 anos de idade, foi atendido na Unidade Básica de Saúde há 15 dias com infecção de vias aéreas superiores (IVAS). Retorna hoje sem sintomas de IVAS, com queixa de febre leve, mal-estar e dor articular em tornozelos, joelhos e punhos, que pioram com movimentação ativa e passiva. Exames complementares mostraram leucocitose, Proteína C reativa e VHS aumentados. Aponte o diagnóstico de Fábio.

A
Febre reumática.
B
Imunodeficiência.
C
Artrite séptica.
D
Doença de Still.
E
Doença linfoproliferativa.
Recém-nascido do sexo feminino, com uma semana de vida, foi examinado pelo pediatra, que constatou estalido no quadril esquerdo e suspeitou de displasia do desenvolvimento do quadril (DDH). Encaminhou ao ortopedista, que realizou a manobra de ortolani e teve dúvida quanto a sua positividade. O exame complementar de maior especificidade a ser solicitado para confirmar ou afastar o diagnóstico de DDH é a:
Lactente, portador de comunicação interventricular, apresenta dificuldade para alimentar-se. Além disso, está com dificuldade, há dois meses, em ganhar peso. Encontra-se apático e taquipneico. Na ausculta pulmonar nota-se sibilos difusos. Fígado a 3,5 cm do rebordo costal direito. Baço e rins impalpáveis. Afebril. Diante do exposto, o lactente apresenta provavelmente sinais clínicos de:
Dentre as doenças intersticiais difusas pulmonares, uma se destaca pelas seguintes características: ocorre mais em pessoas jovens, do sexo feminino e não-fumantes. A tomografia computadorizada de alta resolução revela opacidades em vidro fosco subpleurais e bilaterais, associadas à redução de volume dos lobos inferiores. Lesões em favo de mel são raras. A doença que corresponde às características descritas é a:
As alterações da mucosa gastroduodenal que favorecem o surgimento de úlcera duodenal em pacientes com infecção por Helicobacter:
Compartilhar