Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Pediatria Geral

Fábio, 3 anos de idade, retorna ao ambulatório de pediatria com o resultado de um hemograma em que foram salientados os seguintes itens: hemoglobina - 9,5 g/dl, VCM 70 µ³, CHCM 29 g/dl e RDW 17%. Foi observado ainda discreto aumento do número de plaquetas. Com estas informações, é possível afirmar:

A
Trata-se de uma anemia macrocítica e hipocrômica, devendo ser reposto apenas ácido fólico na dose de 1 a 5 mg/dia.
B
Trata-se de uma anemia macrocítica e hipocrômica. A presença de aumento de plaquetas indica que, além de ácido fólico, deve ser reposto vitamina B12, já que a medula está lançando formas jovens de plaquetas na circulação periférica.
C
A presença de RDW aumentado permite dizer que não é uma anemia ferropriva que se caracteriza por ser microcítica, hipocrômica, com hemoglobina e RDW diminuídos.
D
Trata-se de um hemograma compatível com Talassemia major, sendo necessária a eletroforese da hemoglobina para confirmação do diagnóstico.
E
O quadro laboratorial é sugestivo de anemia ferropriva.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da Pressão Venosa Central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 ml. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dl, ureia plasmática = 110 mg/dl, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, Fração Excretada de Sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de Eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Há indicação de substituição da função renal do paciente em tela por meio de técnicas dialíticas.
O aumento na incidência dos casos de carcinoma baso-celular está associado:
Qual é o sinal menos frequentemente observado num paciente destro com doença cérebro-vascular isquêmica no hemisfério dominante?
Em um paciente com manifestações compatíveis com acidente vascular encefálico isquêmico (sinais focais), NÃO deve ser excluído o seguinte diagnóstico:
Compartilhar