Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Pediatria Geral

Fábio, 3 anos de idade, retorna ao ambulatório de pediatria com o resultado de um hemograma em que foram salientados os seguintes itens: hemoglobina - 9,5 g/dl, VCM 70 µ³, CHCM 29 g/dl e RDW 17%. Foi observado ainda discreto aumento do número de plaquetas. Com estas informações, é possível afirmar:

A
Trata-se de uma anemia macrocítica e hipocrômica, devendo ser reposto apenas ácido fólico na dose de 1 a 5 mg/dia.
B
Trata-se de uma anemia macrocítica e hipocrômica. A presença de aumento de plaquetas indica que, além de ácido fólico, deve ser reposto vitamina B12, já que a medula está lançando formas jovens de plaquetas na circulação periférica.
C
A presença de RDW aumentado permite dizer que não é uma anemia ferropriva que se caracteriza por ser microcítica, hipocrômica, com hemoglobina e RDW diminuídos.
D
Trata-se de um hemograma compatível com Talassemia major, sendo necessária a eletroforese da hemoglobina para confirmação do diagnóstico.
E
O quadro laboratorial é sugestivo de anemia ferropriva.
Nenhum medicamento é inócuo, podendo acarretar reações adversas que comprometem qualidade de vida e, eventualmente, sobrevida. É INCORRETO afirmar que: Referência: FUCHS, F.D., WANNMACHER, L.; FERREIRA, M.D. Farmacologia clínica. Terceira edição. Editora Guanabara Koogan, 2004.
Olho vermelho é uma apresentação clínica muito comum em emergências, sendo o diagnóstico correto fundamental para se evitar um tratamento que pode piorar a condição clínica do paciente. Associe as patologias causadoras de olho vermelho (coluna da esquerda) aos tratamentos tópicos (coluna da direita) que não podem ser administrados, por agravarem o quadro clínico. 1 - Conjutivite viral / 2 - Ceratoconjutivite sicca / 3 - Glaucoma agudo / 4 - Ceratite herpética / 5 - Uveíte anterior / ( ) Corticosteroide tópico / ( ) Dilatadores de pupila / ( ) Pilocarpina / A sequência numérica correta, de cima pra baixo, da coluna da direita, é
Assinale a alternativa que apresenta um fator que NÃO predispõe à síndrome de apneia e hipopneia obstrutiva do sono.
As características da convulsão febril são:
Compartilhar