Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Fator(es) não associados(s) com ITU aguda não complicada:

A
Hipoestrogenismo
B
Diafragma e espermaticidas
C
Gravidez
D
Tipo de roupa íntima
E
Frequência coital
Nas últimas três décadas a terapia nutricional na prática médica originou novos conceitos e mudaram substancialmente o prognóstico de diversas afecções gastroenterológicas. Entre as alternativas abaixo, assinale a incorreta em relação à avaliação nutricional de pacientes:
Recentemente, divulgaram-se mais de 1.000 casos de infecções pós-operatórias, em pacientes submetidos às cirurgias vídeo-endoscópicas e plásticas, entre outras, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Estes casos apresentaram-se como infecções de pele e tecido subcutâneo com abscessos piogênicos, reação inflamatória aguda e supuração, com evolução lenta, formação de nódulos granulomatosos, ulceração e fistulização. Fato comum a todos os casos foi a falta de resposta aos antibióticos para cocos Gram positivos, e para bacilos Gram negativos inclusive multiresistentes, e ainda a observação de BAAR nestas lesões. A partir das informações acima, avalie as alternativas e assinale a correta:
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada pelo bacilo de Hansen. No Brasil, apresenta alta endemicidade, com prevalência superior a 1:10.000 habitantes. Quanto à patogenia do bacilo de Hansen, assinale com [V] as assertivas verdadeiras e com [E] as assertivas erradas e escolha a alternativa que contém a sequência correta: [ ] I. Durante o processo de apresentação, as células apresentadoras de antígenos fagocitam, metabolizam e processam o Mycobacterium leprae, produzindo numerosos peptídeos que serão apresentados aos linfócitos. [ ] II. O macrófago, a mais importante célula efetora da resposta imune celular, tem suas funções ativadas por citocinas como a interleucina 1. [ ] III. 'In vivo', a avaliação da resposta imune celular ao Mycobacterium leprae é feita pela reação de Mitsuda. [ ] IV. Quando há predominância da imunidade celular, a hanseníase se desenvolve para o polo lepromatoso. [ ] V. Quando há depressão da imunidade celular, a hanseníase se desenvolve para o polo tuberculoide.
Em Campina Grande do Sul, um homem de 45 anos de idade foi atacado por um cão desconhecido. O paciente sofreu diversas lesões no rosto e no pescoço, profundas e lacerantes. O animal evadiu-se, não sendo encontrado. O paciente relatou que no ano passado foi picado por uma jararaca e recebeu soro anti-botrópico, tendo apresentado uma hora após a aplicação, formigamento nos lábios, palidez, dispneia, edemas, exantemas e hipotensão, foi atendido prontamente. Na presente situação, no caso de você decidir pela imunização contra o vírus da raiva, qual o procedimento que você indicaria?
Compartilhar