Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Pneumologia

Fatores predisponentes para abscesso cerebral por via hematogênica são:

A
otite média e bronquiectasia.
B
endocardite aguda e bronquiectasia.
C
epilepsia e doença cardíaca congênita cianótica.
D
otite média e endocardite aguda.
E
epilepsia e bronquiectasia.
Em relação aos principais agentes etiológicos das pneumonias adquiridas na comunidade, de acordo com a faixa etária, é correto afirmar que:
Um médico de família e comunidade (MFC) trabalha em área de risco na periferia de uma grande cidade, onde a violência urbana, o tráfico e o consumo de drogas são evidentes. O crack é a substância psicoativa ilícita mais utilizada. Uma adolescente e morador de rua da área faz uso regular de crack há 3 anos. Fumou a última pedra de crack há 12 horas e procurou o médico na Unidade Básica de Saúde. Qual o provável estado mental do adolescente?
O diagnóstico precose do câncer infantil está diretamente relacionado ao prognóstico do paciente. Logo, o alto nível de suspeição deve estar presente na consulta pediátrica afim de detectar determinados sinais e sintomas que promovam o reconhecimento mais rápido desta enfermidade. São sinais e sintomas que em conjunto alertam para o diagnóstico de câncer na criança ou adolescente, exceto:
Paciente com quadro de dor de início súbito em abdômen superior, irradiada para o dorso. Procura serviço de emergência de hospital geral, onde realiza ecografia abdominal, que diagnostica pancreatite aguda edematosa com presença de cálculos em vias biliares. O manejo inicial deverá ser:
Compartilhar