Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Febre é um dos principais motivos de consulta em pediatria, gerando um quadro acentuado de ansiedade e medo nos pais. Inúmeras são as possibilidades etiológicas da febre, bem como a gravidade do quadro que acompanha. Em relação à febre, verifica-se que:

A
a convulsão febril, caracterizada pela duração > 15 minutos, incide mais na idade escolar e tende a repetir-se em quadros febris subsequentes.
B
a convulsão febril acontece em casos de temperatura normal, quando existe associação com infecções intracranianas ou outras causas neurológicas.
C
tremores, cefaleia, vasoconstrição periférica, taquicardia, taquipneia, irritabilidade e diminuição da diurese são sinais e sintomas que indicam o diagnóstico de infecção bacteriana grave.
D
a febre é uma resposta a uma agressão, ocasionando maior atividade imunológica do organismo, o que gera polêmicas sobre o uso ou não de antitérmicos em algumas situações.
Na artrite reumatoide:
Um homem com 57 anos tem pressão arterial 68/50mmHg, afebril, frequência cardíaca de 140 bpm, aumento de pressão venosa jugular, estertores e extremidades frias e pegajosas. Qual das seguintes é a etiologia mais provável?
Em relação às neoplasias cutâneas malignas, assinale a alternativa correta.
Um homem de 37 anos vitima de agressão por uma arma branca no abdome deu entrada no PS. Ao exame apresentava-se inconsciente e com sinais de choque hipovolêmico. Com relação à profilaxia do tétano a conduta mais adequada neste caso é:
Compartilhar