Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Fernando, 3 anos, branco, compareceu a seu médico de família levado pela mãe com exames complementares já realizados. Fernando estava em bom estado geral, eutrófico e a única alteração apresentada no exame físico foi palidez palmar leve. Os exames apresentavam os seguintes resultados: Hb:10,3 g/dL, VCM: 70, CHCM: 28, ferritina sérica diminuída, saturação de transferrina diminuída, ferro sérico diminuída. Qual o diagnóstico mais provável para Fernando?

A
Depleção das reservas de ferro sem anemia.
B
Deficiência de ferro sem anemia.
C
Anemia ferropriva.
D
Anemia grave.
Qual dos seguintes fatores NÃO está relacionado à gastrosquise?
Fenótipo hipermutável relacionado com a oncogênese em pacientes com síndrome de Lynch:
No 7º pós-operatório de gastrectomia subtotal com reconstrução em y de Roux, por neoplasia, um paciente de 54 anos apresentou dor abdominal difusa e taquicardia. Está em regular estado geral, tem frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto e pressão arterial de 95 x 56 mmHg. O abdome é doloroso difusamente e o paciente tem dor à descompressão brusca. A ferida operatória tem hiperemia e saída de secreção biliosa. Conduta:
Um lactente de 1 ano e 6 meses chega ao pronto-socorro com quadro de arritmia cardíaca. O médico da emergência decide aplicar uma bolsa de gelo sobre a face do bebê tentando induzir uma manobra vagal. A arritmia que este paciente provavelmente apresenta:
Compartilhar