Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Hepatologia

Fisioterapeuta de 35 anos de idade, branco, casado. Realizou exames laboratoriais para admissão em concurso público. Assintomático. Exames complementares hemograma, glicemia, ureia, gama glutamiltranspeptidade, fosfatase alcalina e aminotransferases normais. Exame físico nada digno de nota. Encaminhado ao gastroenterologista por apresentar como perfil viral HBsAg (+); Anti-HBc IgM (-); Anti-HBc IgG (+); Anti-HBs (-); HBeAg (+); Anti-HBe (-). O perfil viral deste paciente sugere:

A
Teve hepatite B e está curado
B
Esta em fase aguda da hepatite B
C
Tem hepatite crônica B em atividade
D
Tem hepatite crônica B mutante pré-core
E
E portador inativo do vírus B
Ao nascer, a maioria dos recém-nascidos com infecção congênita por citomegalovírus é:
Menino de 10 anos apresenta, há 3 dias, febre, adinamia e diminuição da acuidade visual do olho direito, que veio para a frente (sic). Exame físico: edema e eritema palpebrais à direita, com proptose, quemose, hiperemia conjuntival e diminuição da motilidade ocular extrínseca. A hipótese diagnóstica correta é:
A coarctação da aorta é uma má formação cardíaca que ocorre em aproximadamente 7% dos nascidos vivos com diagnóstico de cardiopatia congênita e pode estar associada a alguma síndrome. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa CORRETA para a síndrome a com maior frequência de associação à coarctação da aorta.
Criança de 10 meses de idade, previamente hígida, comparece ao pronto-socorro com sinais de febre e coriza há 2 dias. Em exame clínico observa-se taquicardia, dispneia e ao RX de tórax apresentou aumento da área cardíaca; área pulmonar normal. A suspeita clínica foi de miocardite. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos próximos exames complementares a serem solicitados.
Compartilhar