Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Hepatologia

Fisioterapeuta de 35 anos de idade, branco, casado. Realizou exames laboratoriais para admissão em concurso público. Assintomático. Exames complementares hemograma, glicemia, ureia, gama glutamiltranspeptidade, fosfatase alcalina e aminotransferases normais. Exame físico nada digno de nota. Encaminhado ao gastroenterologista por apresentar como perfil viral HBsAg (+); Anti-HBc IgM (-); Anti-HBc IgG (+); Anti-HBs (-); HBeAg (+); Anti-HBe (-). O perfil viral deste paciente sugere:

A
Teve hepatite B e está curado
B
Esta em fase aguda da hepatite B
C
Tem hepatite crônica B em atividade
D
Tem hepatite crônica B mutante pré-core
E
E portador inativo do vírus B
Um adolescente de 16 anos vai ao médico por apresentar dor no ouvido direito de início há um dia, antecedida por febre (temp. 38,7°C), odinofagia e rinorreia hialina, há três dias. Ao exame, apresentava dor à manipulação do canal auditivo e abaulamento da membrana timpânica do ouvido direito. Em relação a este caso, é correto afirmar que:
Qual sinal clínico tem maior sensibilidade e especificidade no diagnóstico de persistência do canal arterial no paciente prematuro?
Jovem hígido, destro, estudante de educação física da Univali, praticante de judô e canoagem no Rio Itajaí-Açu, há uns 45 dias iniciou com lesão cutânea, única, assintomática, do tipo “bolinha” de pus, com o tamanho de uma cabeça de prego, no dorso da mão direita e que evoluiu para uma lesão do tipo úlcera, anular, com fundo granuloso e limpo, bordas levemente elevadas, atualmente com diâmetro de 2,0 cm e ausência de gânglios satélites ou linfoadenopatia. Conforme os dados citados acima, entre as intradermorreações listadas abaixo, assinale a alternativa que representa a mais apropriada para a investigação diagnóstica do caso:
Paciente masculino com 58 anos, fumante e consumidor diário de bebidas alcoólicas, com suspeita de ser portador de neoplasia originária na mucosa das vias aerodigestivas superiores (VADS). Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
Compartilhar