Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Flávia, 18 anos, solteira, vida sexual ativa desde os 15 anos; procurou seu médico de família com queixa de secreção vaginal tipo “clara de ovo”, sem odor, prurido e sem sintomas infecciosos; tendo aumentado de volume nos últimos 2 meses. Ao realizar o exame ginecológico, observou a mucosa vaginal sem alterações. Qual a principal hipótese diagnóstica e tratamento?

A
Candidíase/Nistatina creme vaginal.
B
Mucorreia/Tranquilizar a paciente.
C
Vaginose por Gardnerella vaginalis/Metronidazol.
D
Cervicite/Dose única de ciprofloxacina 500 mg e doxiciclina 100 mg 2 x ao dia por 7 dias.
Quais artérias devem ser ligadas para controle de sangramento volumoso intraoperatório, após a abertura do saco aneurismático, durante a correção de um aneurisma de aorta abdominal?
RN do sexo masculino, 3 dias de vida, apresenta distensão abdominal e vômitos há 1 dia. Até o momento, foram 4 episódios de vômitos, os 2 primeiros de conteúdo alimentar e os últimos com conteúdo esverdeado. AP: nascido a termo, de parto vaginal, sem intercorrência, com peso e estatura adequados para a idade gestacional. Hoje evacuou pela primeira vez, em pequena quantidade, após a realização de estímulo com supositório de glicerina. Exame físico: BEG, desidratado 1+/4, corado, FC e FR normais para a idade. Abdome: distensão generalizada, RHA presentes, sem sinais de reação peritoneal. Toque retal: saída de grande quantidade de mecônio. A conduta inicial é
Menino de 15 anos apresenta hipertensão arterial (aferida no membro superior direito), diminuição da amplitude dos pulsos femorais e dificuldade de palpar os pulsos tibiais anteriores e posteriores. Mantém saturação arterial acima de 95% nos membros superiores e inferiores, sem diferença significativa entre eles. Raio x de tórax: presença do sinal de Röesler (desgaste das bordas inferiores das costelas). O adolescente é portador de
Com o melhoramento contínuo do conhecimento das doenças e das habilidades técnicas, podemos reduzir os eventos inesperados que podem ocorrer nos pacientes cirúrgicos. Com relação às complicações pós-operatórias, podemos afirmar:
Compartilhar