Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Francisca Ribeiro, 26 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde queixando­-se de febre alta, de início abrupto há três dias, com cefaleia intensa, mal­-estar, dor retro­-orbitária, náuseas, vômitos ocasionais e dois episódios de evacuações líquidas. Paciente na 29ª semana de gestação, sem sangramento por via vaginal. Durante a avaliação diagnóstica, o médico realizou o seguinte exame: com a paciente deitada, insuflou o manguito do esfigmomanômetro até 150mmHg por três minutos. A seguir, desinsuflou o manguito e, num quadrado de 2,5cm por 2,5cm, não observou nenhuma petéquia. Marque a opção ERRADA:

A
São diagnósticos concordantes com quadro clínico: dengue, influenza, infecção do trato digestivo e meningite.
B
A prova do laço, conforme realizada neste caso, foi negativa, e indica baixo risco de sangramento espontâneo.
C
Uma conduta adequada seria: prescrição de paracetamol 750mg de 6/6 horas, hidratação com soro caseiro e retorno em 48 horas para reavaliação.
D
Mesmo grávida esta paciente não requer internação hospitalar neste momento.
E
O Ministério da Saúde recomenda a adoção do  “Cartão de Identificação do Paciente com Dengue”, com dados clínicos e instrutivos.
São complicações da tireoidectomia total: 1. hipocalcemia, lesão do nervo laríngeo-recorrente 2. hipercalcemia, lesão do nervo laríngeo-recorrente 3. sangramento, rouquidão Está (ão) correta(s):
Uma das causas de hipotireoidismo na população, decorrente de um complexo fenômeno imunológico, resultando em uma infiltração de linfócitos e consequente fibrose, presença de anticorpos bloqueadores de TSH e decrescente número e eficiência dos folículos são características de:
Sobre o sistema BI-RADS é correto afirmar que:
Aumenta o risco para câncer de endométrio:
Compartilhar