Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Francisca Ribeiro, 26 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde queixando­-se de febre alta, de início abrupto há três dias, com cefaleia intensa, mal­-estar, dor retro­-orbitária, náuseas, vômitos ocasionais e dois episódios de evacuações líquidas. Paciente na 29ª semana de gestação, sem sangramento por via vaginal. Durante a avaliação diagnóstica, o médico realizou o seguinte exame: com a paciente deitada, insuflou o manguito do esfigmomanômetro até 150mmHg por três minutos. A seguir, desinsuflou o manguito e, num quadrado de 2,5cm por 2,5cm, não observou nenhuma petéquia. Marque a opção ERRADA:

A
São diagnósticos concordantes com quadro clínico: dengue, influenza, infecção do trato digestivo e meningite.
B
A prova do laço, conforme realizada neste caso, foi negativa, e indica baixo risco de sangramento espontâneo.
C
Uma conduta adequada seria: prescrição de paracetamol 750mg de 6/6 horas, hidratação com soro caseiro e retorno em 48 horas para reavaliação.
D
Mesmo grávida esta paciente não requer internação hospitalar neste momento.
E
O Ministério da Saúde recomenda a adoção do  “Cartão de Identificação do Paciente com Dengue”, com dados clínicos e instrutivos.
Assinale a opção que contém uma correlação INCORRETA de doença esofágica e seu tratamento:
O triângulo de Hesselbach se refere às margens do canal inguinal formado por:
A correção de hérnia inguinal que aproxima a aponeurose do transverso abdominal ao ligamento de Cooper é chamada de:
Qual o melhor tratamento para um paciente diabético que foi internado e apresenta quadro clínico de colecistite aguda há 24 horas com muita dor, febre e icterícia discreta e transaminases quatro vezes o normal e leucocitose? Ao ultrassom a vesícula está distendida com lâmina líquida perivesicular com cálculo no infundíbulo e via biliar normal.
Compartilhar