Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Francisca Ribeiro, 26 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde queixando­-se de febre alta, de início abrupto há três dias, com cefaleia intensa, mal­-estar, dor retro­-orbitária, náuseas, vômitos ocasionais e dois episódios de evacuações líquidas. Paciente na 29ª semana de gestação, sem sangramento por via vaginal. Durante a avaliação diagnóstica, o médico realizou o seguinte exame: com a paciente deitada, insuflou o manguito do esfigmomanômetro até 150mmHg por três minutos. A seguir, desinsuflou o manguito e, num quadrado de 2,5cm por 2,5cm, não observou nenhuma petéquia. Marque a opção ERRADA:

A
São diagnósticos concordantes com quadro clínico: dengue, influenza, infecção do trato digestivo e meningite.
B
A prova do laço, conforme realizada neste caso, foi negativa, e indica baixo risco de sangramento espontâneo.
C
Uma conduta adequada seria: prescrição de paracetamol 750mg de 6/6 horas, hidratação com soro caseiro e retorno em 48 horas para reavaliação.
D
Mesmo grávida esta paciente não requer internação hospitalar neste momento.
E
O Ministério da Saúde recomenda a adoção do  “Cartão de Identificação do Paciente com Dengue”, com dados clínicos e instrutivos.
Paciente de seis anos de idade, com queixas sugestivas da Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS), apresentando exame de vídeoendoscopia com hipertrofia adenoidiana obstruindo 80% do rinofaringe, foi encaminhado para adenoidectomia. Assinale a situação em que, caso esteja presente neste paciente, é necessário associar amigdalectomia.
Dos tipos raros de hérnias, a que tem em seu conteúdo um divertículo de Meckel é a
Um paciente de 55 anos de idade, tabagista, está no 1º dia de pós-operatório de uma nefrectomia eletiva realizada por via videolaparoscópica para tratamento de um tumor renal e apresenta febre de 38°C. A causa mais provável desta febre é:
Luciana comparece à Unidade de Saúde com seu bebê de 3 dias, muito preocupada porque observou que os olhos dele estão vermelhos, inchados e com pus grosso (sic). O diagnóstico para o caso é:
Compartilhar