Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Frente a um lactente com meses de idade, que nasceu a termo, mas com baixo peso, e que está em aleitamento materno exclusivo, pode-se afirmar que:

A
a proteção anti-infecciosa é devido à IgA secretora e fatores inespecíficos (lisozima, fator de maturação do epitélio intestinal e lactoferrina).
B
a proteção anti-infecciosa conferida à criança se refere apenas à doença diarreica bacteriana ou viral.
C
a manutenção do aleitamento materno exclusivo até 4 meses é adequado, mas a partir dessa idade, a criança necessita de outros alimentos ricos em ferro.
D
a criança com baixo peso ao nascer deveria receber leite de vaca como complemento até atingir o peso ideal para a idade.
E
o aleitamento materno não pode ser exclusivo até 6 meses, pois a criança necessita de frutas para suplementar sua necessidade de vitaminas.
Menina de 5 anos apresenta tumoração na linha média anterior do pescoço, que se move com a protrusão da língua e com a deglutição. O provável diagnóstico é:
Uma criança de 3 anos é trazida ao pronto-socorro com quadro de dor abdominal em cólica, há 10 horas. Tem sangue e muco nas fezes. O exame clínico revela massa palpável em quadrante inferior direito do abdome. Está hemodinamicamente normal. Melhor conduta:
Deve-se considerar a possibilidade de problema de desenvolvimento quando o menor de 28 dias de vida:
No tratamento, os pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2, um grupo de drogas, abaixo, baseado no seu mecanismo de ação, podem desencadear osteoporose em mulheres na menopausa:
Compartilhar