Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Frente a um lactente com meses de idade, que nasceu a termo, mas com baixo peso, e que está em aleitamento materno exclusivo, pode-se afirmar que:

A
a proteção anti-infecciosa é devido à IgA secretora e fatores inespecíficos (lisozima, fator de maturação do epitélio intestinal e lactoferrina).
B
a proteção anti-infecciosa conferida à criança se refere apenas à doença diarreica bacteriana ou viral.
C
a manutenção do aleitamento materno exclusivo até 4 meses é adequado, mas a partir dessa idade, a criança necessita de outros alimentos ricos em ferro.
D
a criança com baixo peso ao nascer deveria receber leite de vaca como complemento até atingir o peso ideal para a idade.
E
o aleitamento materno não pode ser exclusivo até 6 meses, pois a criança necessita de frutas para suplementar sua necessidade de vitaminas.
Motociclista de 18 anos acidenta-se com uma corda que o atinge na linha média do pescoço. Chega ao pronto-socorro dispneico e com a voz rouca. Exame físico: edema e enfisema subcutâneo em região cervical, edema de laringe, equimose submucosa e estreitamento da luz. A conduta é:
Pré-escolar apresenta febre baixa e tosse com expectoração há mais de duas semanas, RX de tórax com infiltrado alveolar em lado superior direito persistente mesmo após antibioticoterapia adequada. Pai terminou o tratamento para tuberculose pulmonar há seis meses. Segundo as diretrizes brasileiras para tuberculose, o diagnóstico de tuberculose dessa criança é:
Você está reanimando um recém-nascido na sala de parto. Na história obstétrica destaca-se o fato de ser um neonato de 37 semanas, mãe hipertensa, com descolamento prematuro de placenta e cesárea de urgência. Após os passos iniciais da reanimação, o bebê apresentava apneia e frequência cardíaca de 50 batimentos por minuto. Nesse momento, você deve
Qual das doenças relacionadas é caracterizada como causadora de trombofilia secundária?
Compartilhar