Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Frente a um lactente com meses de idade, que nasceu a termo, mas com baixo peso, e que está em aleitamento materno exclusivo, pode-se afirmar que:

A
a proteção anti-infecciosa é devido à IgA secretora e fatores inespecíficos (lisozima, fator de maturação do epitélio intestinal e lactoferrina).
B
a proteção anti-infecciosa conferida à criança se refere apenas à doença diarreica bacteriana ou viral.
C
a manutenção do aleitamento materno exclusivo até 4 meses é adequado, mas a partir dessa idade, a criança necessita de outros alimentos ricos em ferro.
D
a criança com baixo peso ao nascer deveria receber leite de vaca como complemento até atingir o peso ideal para a idade.
E
o aleitamento materno não pode ser exclusivo até 6 meses, pois a criança necessita de frutas para suplementar sua necessidade de vitaminas.
Assinale a alternativa correta, em relação ao atendimento de uma gestante com asma.
O DIU é colocado no útero com auxílio de aplicador, habitualmente sem anestesia:
Menino, cinco anos, é levado ao pronto-socorro devido a eritema e edema do olho direito. O exame físico revela conjuntivite granulomatosa no olho direito e um linfonodo pré-auricular doloroso à palpação. Ademais, há outros linfonodos palpáveis na região submandibular ipsilateral. Mãe nega febre, sintomas respiratórios, náusea e vômitos ou diarreia, e revela que a família ganhou um gato novinho há quatro meses. O provável agente etiológico do quadro clínico é:
Forma reversível, porém, recorrente de doença hepática que ocorre no terceiro trimestre, sendo de bom prognóstico é a:
Compartilhar