Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Frente a um paciente queimado, qual a sequência mais adequada de conduta?

A
Avaliar a profundidade e extensão das lesões; verificar as circunstância da queimadura, se em ambiente fechado ou aberto; determinar a etiologia.
B
Avaliar vias respiratórias; verificar as circunstâncias da queimadura (ambiente fechado ou aberto); verificar sua etiologia; avaliar profundidade e extensão das lesões.
C
Avaliar a função ventilatória, a extensão da queimadura e internar o paciente.
D
Internar imediatamente para definir etiologia, profundidade e extensão da queimadura; avaliar função ventilatória.
E
Instituir analgesia; determinar extensão da superfície queimada; avaliar vias respiratórias.
Um estudante de seis anos de idade, é trazido à Emergência hospitalar apresentando dor abdominal, inicialmente epigástrica e, posteriormente, em flanco direito. Apresenta quadro de febre (38,5 °C), distensão abdominal e vômitos. O quadro iniciou-se há pouco mais de 24 horas, com piora progressiva. A família relata história de episódios de fezes escuras com odor fétido desde quando era lactente. Ao exame físico, demonstrou dor à palpação do flanco direito, mais intensa em fossa ilíaca direita. A ausculta abdominal indicou ruídos hidroaéreos metálicos intervalados por períodos de ausência de ruídos. Ele foi internado. Foram realizados alguns exames, com os seguintes resultados: Leucócitos = 16.500/mm³ (VR: 5.500 - 6.500/mm³); Neutrófilos = 11.000/mm³; Bastões = 1.700/mm³; A radiografia do abdome evidenciou dilatação e edema de alças do intestino delgado com nível hidroaéreo. O ultrassom abdominal resultou sugestivo de abscesso em região de íleo terminal. A principal hipótese diagnóstica e a conduta recomendada diante desse quadro são, respectivamente,
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente as lacunas do trecho abaixo: Na síndrome da veia cava superior, o fluxo pode ser bloqueado por compressão extrínseca, trombose, invasão direta ou infiltração tumoral da parede do vaso, ou por uma combinação desses mecanismos. Antes da década de 1950, a maioria das causas eram...... como, por exemplo, ........ . A partir de então, houve um incremento nas causas ............ , e hoje a mais frequente é ......... .
A doença diverticular dos cólons, uma condição rara antes dos 30 anos, mas que se torna comum com o avançar da idade, de modo geral, é assintomática. Os sintomas costumam se apresentar com as complicações. Qual dos abaixo NÃO faz parte das principais complicações?
Dentre as doenças abaixo, aquela que NÃO está associada à obesidade mórbida é:
Compartilhar